Rosemeire Santos

Rosemeire Santos

Minha vida profissional

Participando pela primeira vez do Jovem Senador, a professora Rosimeire Santos já trabalhou na Educação Básica há mais de 30 anos e atualmente está atuando nas séries finais e com os alunos do Ensino Médio.

Com a empolgação dos alunos para participar do Projeto Jovem Senador 2016, Rosimeire viu uma oportunidade de aperfeiçoar a escrita e discutir os temas ligados à cidadania. “Percebi que os alunos se sentiram motivados a participar do concurso de redação, então, desenvolvi algumas oficinas com o objetivo de aprofundar a temática. Passamos a trabalhar com mais afinco, pois, além do aprendizado que o projeto nos proporcionaria, haveria a vantagem de participar de um concurso do porte Jovem Senador, e mais, a chance de nossa escola ser escolhida para representar Sergipe”.

“O tema foi trabalhado de modo interativo e divertido. Assim, os alunos tiveram acesso à leitura de textos de gêneros variados, participaram de mesa redonda onde tiveram a oportunidade de defender ideias, apreciar informações de colegas e, sobretudo, propor sugestões. Vale ressalta, ainda, a participação direta do professor de Educação Física, Gildo, que nos premiou com seu conhecimento e incentivou os alunos a participar do concurso”.

Feliz com a conquista de sua aluna, a professora Rosimeire acredita que toda experiência é um novo aprendizado e a chance de participar do Jovem Senador foi muito enriquecedora para todos. “Senti uma alegria enorme, palavras não são suficientes para expressar tamanha satisfação. Resultados como esse são importantes, pois nos motivam a lutar por uma educação de qualidade para todos, mesmo diante de tantos percalços. A sensação foi do dever cumprido. No momento, só resta dizer que a aluna Katellen Lorrany Carvalho Mendonça foi merecedora de tamanho prêmio, visto que se trata de uma educanda extremamente competente e sempre dá o melhor em tudo que faz”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Que nunca devem desistir dos ideais, sintam-se sempre motivados, pois a motivação os impulsionará a agirem, sempre, em prol do alcance de objetivos. Sendo assim, deve procurar ter muita concentração, disciplina, foco, curiosidade, entre outros requisitos. E se por ventura os resultados não vierem como haviam sonhado, não desistam, como já dizia Cecília Meireles – ‘Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira’”.