Guilherme Barreto Brandão

Guilherme Barreto Brandão
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2016
  • Escola: Escola Estadual Amélio de Carvalho Bais
  • Cidade: Campo Grande - MS
  • Professor(a): Elçia Tatiane Pazeto Puks Campos

Uma frase que gosta: “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”.

 

Meu perfil...

Um dos maiores projetos de Guilherme, o novo Jovem Senador de Mato Grosso do Sul é fazer o curso de Medicina e ser um bom pediatra. Para o futuro, seus planos incluem a família e um Brasil melhor: “Eu espero que o futuro seja menos desigual, com menos corrupções, com seres humanos mais toleráveis quanto ao que dizem “diferente” e, principalmente, um mundo sem preconceito e discriminação. O meu sonho é poder me formar em Medicina, viajar mundo a fora com minha família e amigos e dedicar um pouco do meu tempo para aqueles que mais precisam de atenção como as crianças, doentes, idosos e todos os demais”.

Para Guilherme, a participação política dos jovens deve começar na base das ações em sociedade: Ela deve começar lá em baixo, debatendo assuntos, em sala de aula, que estão em alta nas mídias e que são pertinentes a sociedade. Além disso, o grêmio estudantil é uma boa opção para os jovens que querem se engajar mais nos assuntos políticos e até mesmo para terem uma noção dessa atmosfera política. Ressalto também a importância do voto, pois é uma das formas que efetiva a participação política dos jovens”.

Como figuras públicas inspiradoras, Guilherme tem uma opinião muito particular e destacou o bom modelo que tem em seus pais: “Para mim, o Brasil tem certa carência de heróis, isto é, pessoas que podemos ter como fonte de inspiração. Ao contrário de países como a Índia e África do Sul, os quais têm, respectivamente, Gandhi e Nelson Mandela como verdadeiros ícones em seus países. Entretanto, tenho grande admiração por Airton Senna e Irmã Dulce, pois dedicaram suas vidas ao que mais gostavam (ele no esporte e ela nas obras de doação aos mais pobres e necessitados), e usaram isto como instrumento para transformar o meio em que viveram. Além disso, eu tenho minha família, principalmente meu pai e minha mãe, como fonte de inspiração, pois sempre estão me incentivando e dispostos a ajudar os que estão a nossa volta”.

Em suas horas de descanso, Guilherme dedica-se aos movimentos de sua igreja, gosta de sair com a família e amigos, praticar algum esporte ou de ficar em casa mesmo, só para relaxar. Atualmente, está com uma rotina muito agitada por conta dos estudos, mas ainda encontra tempo para curtir um pouco de música também, principalmente o gênero sertanejo “modão” e “universitário”, por conta da região onde mora.

 

E por falar em Jovem Senador...

Motivado pela oportunidade de conhecer outros jovens senadores e ter uma experiência única, Guilherme decidiu participar do Jovem Senador 2016: “Eu vi no projeto a oportunidade de conhecer mais sobre o Poder Legislativo, de saber como são criadas e discutidas as leis no Senado Federal. Além disso, outro fator que me motivou a participar foi que eu poderia conhecer jovens de outros estados, de diferentes culturas e formas de pensar. Dessa forma, é uma grande oportunidade de aprendizado”.

Guilherme ficou tão empolgado que trabalhou até nas férias para finalizar seu texto com o máximo de precisão. E o resultado? Classificado para representar o Estado do Mato Grosso do Sul no Jovem Senador 2016. “Fiquei muito feliz, pois é a recompensa de horas de dedicação aos estudos, e você ver seu nome na lista dos 27 finalistas faz com que essas horas tenham total sentido e que sempre vale à pena buscar dar o seu melhor. Além disso, a sensação de ouvir a ligação do pessoal de Brasília dizendo que sua redação foi à melhor do seu estado é incrível”.

Guilherme tem uma mãe professora e um pai muito presente que estimulam os estudos e sempre o apoiam. Com a notícia, celebraram a vitória com muito entusiasmo: “Minha família ficou muito feliz também, pois sabem o quanto me esforço para conseguir essas conquistas e, em minha opinião, não há coisa melhor do que ver sua família contente, principalmente quando é você quem traz noticias boas”.

Escola Estadual Amélio de Carvalho Bais
Endereço: Telefone:
(67) 33147054
Diretor:
Paulo Antônio Castaldeli