Uma frase que gosta: “Não há vitória sem luta”.
Primeiro indígena a tornar-se Jovem Senador, Roberto Macurap é do Estado de Rondônia, da cidade de Guajará-Mirim.
Apesar de morar muito longe dos pais, que atualmente residem em uma aldeia distante 32 horas de barco da cidade, Roberto não se arrepende de ter deixado a família para morar sozinho em um alojamento escolar e poder continuar seus estudos.
O Jovem Senador de Rondônia fala a língua nativa de seu povo e gosta das canções e danças que aprende u desde criança. Elas o confortam quando está longe de casa e a cada momento em que precisa superar os obstáculos do caminho.
Já decidido qual carreira seguir, Roberto quer estudar Direito e quem sabe desempenhar as funções de Magistrado. Em suas horas livres, gosta de dançar, especialmente forró, e adora jogar futebol. Seu livro favorito é a Bíblia que está sempre por perto para uma leitura de reflexão.
Com a campanha em sua escola para participar do Jovem Senador, Roberto ficou inicialmente interessado pelo prêmio- ter um computador seria um sonho, pois não tem nenhum e ele ajudaria em seus estudos e tarefas escolares. Além disso, sempre quis conhecer outras cidades e ver a Capital Federal, seria uma grande experiência de vida.
Após saber de sua classificação, não conseguia acreditar no feito e levou um bom tempo para ter certeza que tinha sido mesmo selecionado como o Jovem Senador de Rondônia.
Com o apoio da Funai, que viabilizou o contato com a família de Roberto e os documentos necessários para a sua viagem, a Organização do Jovem Senador finalmente conseguiu levá-lo para Brasília e ele pode colaborar de maneira única e singular com os trabalhos legislativos dos 27 jovens senadores e compartilhar os valores de sua cultura e um pouco de sua história.