Monclar Guimarães Lopes

 Monclar Guimarães Lopes
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Técnica Estadual Helber Vignoli Muniz
  • Formação: Doutor em Linguística, Mestre em Letras, Graduado em Letras/Inglês
  • Estudante finalista: Millena Wanessa do Amaral Santos

Com uma formação profissional bem diversificada e mais de 15 anos de experiência na área de Educação, o professor Monclar já atuou na Educação Básica, Ensino Médio e no Ensino Superior. Trabalha em produção de material didático, correção em bancas de concurso e em treinamento de professores.

Sua formação acadêmica é de se destacar: com Mestrado em Língua Portuguesa e Doutor em Linguística, o professor vencedor do Rio de Janeiro tem perfil de quem sabe o que está fazendo. Pa rticipando pela primeira vez do Jovem Senador, Monclar já conseguiu classificar a aluna Millena Wanessa do Amaral Santos, da Escola Técnica Estadual Helber Vignoli Muniz, do município São Pedro da Aldeia, interior do Estado do Rio de Janeiro.

Para os trabalhos em sala de aula o professor Monclar acredita que o tema de 2015 ajudou muito: “Foi bem interessante, sobretudo porque o tema é de meu interesse. Paralelamente, a produção de texto era de interesse dos alunos, que vinham treinando para o ENEM”. O colégio organizou uma mesa redonda, com a presença de professores de história, sociologia e filosofia para os alunos do terceiro ano, no auditório da escola, onde foram abordados vários aspectos do tema “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.

Com a seleção da aluna Millena Wanessa, os sonhos foram concretizados e expectativas superadas: “Graças a Deus, à qualidade dos alunos e ao trabalho desenvolvido pelos professores, fomos merecedores dessa premiação e de algumas outras (também nacionais) nesse segundo semestre de 2015, o que mostra que fazemos a diferença na educação brasileira”.

Para o professor Monclar, o Jovem Senador foi um projeto que gerou interesse em todos, alunos e professores, e despertou para o trabalho crítico e mais analítico do grupo. “Os professores de ciências humanas de nossa escola já são bem politizados e críticos, e constantemente, trabalham temas dessa natureza. Nesse caso, não é que tenha havido alguma novidade quanto ao assunto, mas o projeto mostrou aos demais a qualidade de nossos alunos e de nosso trabalho, permitindo-nos sonhar, até mesmo porque nossa escola é localizada no interior do Estado do RJ (e normalmente as escolas dos grandes centros se destacam frente às demais)”.

Uma mensagem para seus alunos

“É importante ter a consciência de que tudo aquilo que se deseja gera custos. Por isso, devemos procurar o caminho do meio. Invista em seus estudos e em sua carreira, mas não a ponto de isso lhe tirar o convívio dos familiares e entes queridos, ou seus momentos de ócio e prazer. Cuidado com os extremos. Não raro, aquele que focaliza toda sua energia na vida profissional e acadêmica, falha em sua vida pessoal, nas relações interpessoais e familiares. De modo análogo, aquele que é considerado por todos um excelente conviva, frequentemente é displicente em seu trabalho. Nesse sentido, talvez o segredo da felicidade e do sucesso seja o de encarar essas duas esferas como uma balança em equilíbrio: o peso que se coloca de um lado também se coloca do outro”.