Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Millena Wanessa do Amaral Santos

 Millena Wanessa do Amaral Santos
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Técnica Estadual Helber Vignoli Muniz
  • Cidade: São Pedro da Aldeia - RJ
  • Professor(a): Monclar Guimarães Lopes

Uma frase que gosta: “Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, éramos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cânticos. Então se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor por eles. Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres”. Salmos 126: 1-3

Com apenas 17 anos, a Jovem Senadora do Rio de Janeiro é da cidade de São Pedro da Aldeia, interior do Estado. Seu projeto para o futuro é fazer a faculdade Relações Internacionais, alcançar a carreira de diplomata e “ser uma pessoa que faz diferença no mundo e estabelece relações pacíficas”.

Millena sabe tocar flauta doce e aproveita sua habilidade para dar aulas às crianças que frequentam sua igreja. Ajuda também em outros trabalhos sociais como visitar os idosos, enfermos e prestar assistência às famílias carentes, ajudando na doação de roupas e alimentos.

Realmente interessada pela área Política, Millena deseja filiar-se a algum partido político e aguarda completar os seus 18 anos para poder participar mais e exercer sua cidadania. “Acho que a participação política dos jovens em sociedade deve ser ativa, crítica e constante, fugindo da conformidade e alienação”.

Como figura pública de destaque, indicou a Senadora Marina Silva. “Porque a considero uma pessoa política exemplar, de caráter crítico, inovador, simples e justo”.

Como hobby, Millena gosta de tocar flauta doce e violão, habilidade dupla. Também gosta de praticar natação. Seu livro favorito é “Jane Eyre”, da escritora Charlotte Bronte, e sua música preferida é a do estilo Gospel.

E por falar em Jovem Senador...

Feliz com a classificação, Millena compartilhou toda a emoção com sua família, sempre presente e muito amiga. “Minha reação foi de grande surpresa e gratidão, porque concorri com muitas pessoas e não esperava tanto. Fiquei bastante agradecida e honrada pela oportunidade”.

O que a motivou a participar do Jovem Senador 2015 foi o desejo de exercer sua cidadania política e conhecer o trabalho dos senadores em Brasília. Apoiada por seu professor, Millena era só alegria com o resultado final.

“Minha expectativa em relação a tornar-me uma jovem senadora é aprender, me integrar mais à política de meu país e me aperfeiçoar para a carreira em que escolhi”.

Escola Técnica Estadual Helber Vignoli Muniz
Endereço:

Av. Professor Pereira Reis nº 119/ Mezanino baixo
Bairro Santo Cristo
Rio de Janeiro- RJ
CEP: 20.220-800

Telefone:
(21) 238093072
Diretor:
Roberto Ney Guimarães Viana
Professor orientador:
Monclar Guimarães Lopes
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11