Mariana Souto Pimenta

 Mariana Souto Pimenta
  • Colocação no concurso: 1ª colocada nacional
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza
  • Cidade: Passos - MG
  • Professor(a): Renato Hollanda Silva

Uma frase que gosta: “Um leitor vive mil vidas antes de morrer. O homem que nunca lê vive apenas uma.” – Jojen Reed em “As Crônicas de Gelo e Fogo”.

A primeira co locada na etapa nacional do Projeto Jovem Senador, Mariana Souto Pimenta, além da habilidade com as letras, gosta mesmo é de desenhar. Seu projeto é fazer o curso de Design de Jogos e trabalhar na área artística da criação de jogos. Sonha em viajar pelo mundo e constituir uma família.

Quanto à participação política dos jovens em nossa sociedade, Mariana acredita que deveria ser mais ativa e consciente, pois os jovens também podem ajudar a decidir o futuro do país.

Como figura pública de destaque, a Jovem Senadora mineira indicou o Papa Francisco. “Admiro muito o Papa por sua humildade, simplicidade e sua visão humanitária e acolhedora na Igreja”.

Em suas horas livres, Mariana dedica-se à produção de tirinhas e publica todas na rede social https://www.facebook.com/LinaAAdolescente. Tem paixão pela arte de desenhar e tem vários seguidores em sua conta no YouTube https://www.youtube.com/user/LinaAAdolescente. Sua página no Facebook - https://www.facebook.com/mari.souto.art já passou de 160 mil curtidas em menos de dois anos. Vale conferir!

Além das artes plásticas, Mariana também gosta de ler. Seu livro favorito no momento é “Jogador número 1”, de Ernest Cline. A mineira de Passos gosta também de assistir a séries de TV e para música tem preferência pelos flashbacks Internacionais, Indie Rock, Blues e Pop Rock.

Filha caçula, Mariana encheu de orgulho toda a família ao ser classificada para o Jovem Senador. “Fiquei muito surpresa e até um pouco assustada, pois não esperava ser a vencedora”.

A Jovem Senadora de Minas Gerais resolveu participar do projeto como preparação para o Enem, pois foi uma maneira de praticar a escrita e melhorar as técnicas de redação. Embora a atividade em sua escola tenha sido opcional, resolveu participar por conta do apoio de seu professor – Renato Hollanda, que já havia classificado o aluno Matheus Oliveira Faria, em primeiro lugar, no Jovem Senador 2011.

Para as atividades em Brasília, as expectativas são grandes: “Estou ansiosa para conhecer um lugar tão importante, onde são discutidas as leis. Vai ser muito interessante aprender mais sobre esse processo e ficar por dentro de tudo”.

Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza
Endereço:

Rod. Prefeito Américo Gianetti, S/N - Ed. Minas, 11º Andar
Lado par / Superintendência de Ensino Médio - SEM
Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Bairro Serra Verde
Belo Horizonte – MG
CEP: 31.630-901

Telefone:
(31) 391535143
Diretor:
Pedro Antônio Piantino
Professor orientador:
Renato Hollanda Silva