Renato Hollanda Silva

 Renato Hollanda Silva
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza
  • Estudante finalista: Mariana Souto Pimenta

Com mais de nove anos de experiência no Magistério, o professor Renato atua tanto na área pública quanto na rede privada de ensino e está sempre buscando novas formas de incentivar seus alunos a produzir e aprender.

Para Renato, participar do Projeto Jovem Senador foi uma maneira diferente e lúdica de envolver os alunos da discussão de um tema difícil como a participação cidadã. “Foi uma experiência enriquecedora, porém trabalhar um tema tão amplo e atual em meio a um calendário de planejamento tão condensado foi uma tarefa árdua. Tivemos momentos exclusivos destinado s à produção textual e o envolvimento dos alunos foi algo que me sensibilizou e me incentivou muito a querer buscar projetos fora desse planejamento. Digo que a melhor maneira de fazer um bom aluno é incitar o mesmo a estudar, mesmo que não queira!”

Em sala de aula, o professor Renato iniciou os trabalhos para o Jovem Senador propondo o tema e depois começou os debates com os alunos, contando com a experiência e o conhecimento prévio de todos sobre o assunto.

“Fizemos um debate, incitamos dúvidas e respostas foram buscadas em forma de texto, como tarefa de casa para a conclusão do trabalho. Foi difícil selecionar apenas uma redação entre tantas outras excelentes”.

Para estimular ainda mais os estudantes, o professor utilizou ainda textos dissertativos, reportagens atuais sobre o tema, vídeos e muita pesquisa de campo para que os alunos pudessem buscar por si mesmos as informações necessárias à produção da redação.

Com a seleção de sua aluna para o primeiro lugar na etapa nacional, Mariana Pimenta, a comemoração no colégio foi enorme. “Uma sensação indescritível! Fiquei realmente emocionado, uma mistura de satisfação, alegria, orgulho, dever cumprido! O sonho realizado de um aluno é o meu sonho!”.

Para Renato, o Projeto Jovem Senador realmente contribui para a formação dos estudantes. “Sim, digo que não só para a aluna ganhadora, mas também para todos os demais estudantes participantes. Tive uma adesão de todos os meus alunos, eles realmente desejaram participar, pesquisar, mostrar o trabalho deles e com isso, houve um crescimento politizado, intelectual, realmente cívico”.

Segundo o professor Renato, o ideal é que os alunos ganhadores possam repassar o que aprenderam para os demais colegas de escola, de modo a incentivá-los, “pois seria uma fala de aluno para aluno, ou seja, um mesmo patamar, enriquecendo e contribuindo com a formação escolar e principalmente com a formação enquanto cidadão cheio de direitos e deveres”.

Uma mensagem para seus alunos

O recado de Renato Hollanda para seus alunos é a prática do exercício e o prazer da leitura: “leiam constantemente, a leitura é fonte inesgotável do saber e a chave do sucesso, valorizem a escola, a família, busquem aproveitar todas as oportunidades com sabedoria e inteligência. Compreendam, tenham coragem, sejam fortes. Muitos sonhos estão esperando para serem realizados!”.

Renato aproveita para fechar sua mensagem de apoio citando o ilustre escritor Mario Quintana: “Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.