Uma frase que gosta: “Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar”. Gilberto Gil
A Jovem Senadora do Rio Grande do Norte é da cidade de Jaçanã, interior do Estado e aluna da Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza.
Com apenas 16 anos, a estudante Ingrid Caroline já decidiu que vai estudar Engenharia Civil. Para o futuro es tá super focada e pretende ingressar na Universidade, conquistar sua independência financeira e ajudar sua família.
A Jovem Senadora do Rio Grande do Norte gosta de participar de projetos sociais e atualmente é do Grêmio Estudantil, ajudando a escola em suas várias iniciativas. Já fez parte do Conselho Escolar de seu colégio na qualidade de representante dos alunos.
Como acredita na atuação mais intensa dos jovens, já participou de um curso de empreendedorismo, voltada para estudantes - Projeto Despertar - e engajou-se em projetos de educação como cursinhos pré-vestibulares e “aulões”. Quanto à vida política, não pretende seguir, mas não descarta eventuais possibilidades. “Os jovens devem ser mais conscientes tanto dentro como fora das escolas, pois somos o futuro da nação. É preciso que se tenha mais consciência política e cidadã”.
A figura pública de destaque que indicou é a Senadora Fátima Bezerra, “por toda a sua história antes de entrar para a política e por sua trajetória como Deputada Federal e agora como Senadora. Ela sempre foi uma mulher muito batalhadora e fez muito pela Educação aqui do RN”.
Em suas horas vagas, Ingrid Caroline gosta de navegar na internet, encontrar com amigos e ler. Seu livro favorito é Dom Casmurro, de Machado de Assis. Como atividade física, gosta de jogar handebol e quanto à música, gosta mesmo é de MPB.
De origem humilde, Ingrid Caroline tem uma família grande e muito unida. Em casa, foi sempre estimulada a estudar para conseguir vencer na vida e acredita na determinação para conquistar seus sonhos.
E por falar de Jovem Senador...
Inspirada por seu professor Oton Mário, que sensibilizou toda a turma estimulando os alunos a participar do Jovem Senador, Ingrid Caroline decidiu fazer a sua parte e concorrer a uma vaga no Projeto. “O professor sempre trabalha os gêneros textuais conosco e, por ocasião do ENEM, ele estava trabalhando o artigo de opinião. O concurso Jovem Senador só veio a contribuir com as suas aulas. Vários alunos da sala participaram de todo o processo de produção e de reescrita dos textos”.
A animação para participar do Jovem Senador sem dúvida foi dada pelo Professor Oton Mário: “Ele nos motivou e trouxe inspirações para a turma. Ele sempre faz isso. Ele é um daqueles professores que ama o que faz e nos inspira muito. Aula dele ninguém perde!”.
Ao ser informada sobre sua classificação, Ingrid era só alegria: “Não acreditei, foi uma surpresa muito grande. O professor me chamou em sua sala. Achei que era para tomar ‘uma bronca’. Foi quando ele me disse: ‘Ingrid, meu anjo, veja essa postagem aqui no site!’. Quando li a relação no site do JS e vi meu nome, caí em pranto e logo lhe dei um forte abraço. Depois saí gritando feito uma louca pelos corredores da escola. Emoção demais!”.
Em casa, surpresa e muita comemoração: “Todos ficaram muito felizes e orgulhosos. Somos uma família muito humilde e minha família sempre acreditou que o único modo de eu vencer na vida era por meio da educação. Estamos colhendo os primeiros frutos”.
De sua participação no Jovem Senador, Ingrid Caroline espera crescer como pessoa e cidadão brasileira e ganhar em conhecimento. Com relação à atuação política, deseja ser uma disseminadora de boas práticas e boas ações.