Ex-professor orientador do Jovem Senador, prefeito eleito de Jaçanã (RN) visita o Senado

A equipe do Jovem Senador recebeu nesta quarta-feira (9/11), em Brasília, o recém-eleito prefeito de Jaçanã, município do Rio Grande do Norte, Oton Mário de Araújo Costa (PSOL/RN).

Como professor da Escola Estadual Terezinha Carolino de Souza, da cidade de Jaçanã, Oton Mário participa do Projeto Jovem Senador desde a sua primeira edição, em 2011. Em 2015, orientou e conseguiu classificar a aluna Ingrid Caroline Silva Alves para o Jovem Senador, com a redação “O povo tem voz e vez”.

Professor de português, com mais de 23 anos de experiência no magistério, Oton Mário sempre procurou estimular a formação cidadã de seus alunos, mobilizando e incentivando a participação em projetos voltados para a educação política e o desenvolvimento de habilidades múltiplas de conhecimento como o Jovem Senador. Já conseguiu vencer vários concursos e projetos educacionais como as Olimpíadas de Português, realizada pelo MEC; o Parlamento Jovem Brasileiro, da Câmara dos Deputados; o Jovem Parlamentar do Mercosul, entre outros.

Segundo Oton Mário, a vontade de entrar para a Política era antiga, mas foi no Jovem Senador que consolidou seu novo projeto de trabalho e decidiu candidatar-se à Prefeitura de Jaçanã. “Após ter participado do Projeto Jovem Senador 2015, acompanhando a minha aluna Ingrid Caroline (RN), aguçou-me ainda mais o desejo de entrar para a política. Sendo assim, nessas últimas eleições, me candidatei a prefeito em minha cidade e com o apoio maciço da juventude saí desse pleito eleito”.

“Saí candidato sem grupos, sem acordões, sem financiamento político e empresarial apenas com uma candidata a vice e um candidato a vereador. Com a cara e a coragem, como dizemos por aqui, sem nunca ter sido candidato a nada ou ter tido qualquer participação política na história da cidade. A coragem foi grande, mas contei com o apoio dos jovens e de seus pais, que querem o melhor para seus filhos e para a cidade”.

Em Brasília, Oton Mário está participando dos trabalhos da Confederação Nacional dos Municípios e quer fazer o melhor pelos cidadãos de Jaçanã. “Preciso trabalhar muito, há tanto o que fazer e quero que as coisas funcionem. Vai dar tudo certo, estamos com uma equipe muito técnica e todos engajados para promover o melhor desenvolvimento para a nossa cidade”.

Para o professor e agora prefeito de Jaçanã, Oton Mário, o Projeto Jovem Senador contribui para a formação cidadã dos alunos e permite ao jovem desenvolver suas habilidades críticas e ampliar suas expectativas em relação ao futuro e o seu papel em sociedade.

 

Serviço

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest