Jemima Machado de Almeida

Jemima Machado de Almeida
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Centro Educacional de Tempo Integral João dos Santos Braga
  • Formação: Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa e Literatura
  • Estudante finalista: Geysa Claudio de Souza

Com apenas quatro anos de experiência no Magistério, a professora Jemima já conquistou um lugar no Jovem Senador, orientando a aluna Geysa Claudio de Souza, em 2015. Atualmente, a professora do Amazonas trabalha apenas no Ensino Médio das primeiras e segundas séries, mas trabalhou também no Ensino Fundamental.

Por meio da Coordenação Pedagógica do CETI João dos Santos Braga, foi convidada a participar do Jovem Senador. “Achei uma excelente oportunidade de estimular meus alunos a produzirem textos dissertativos, já que na maioria das redações produzidas os alunos não têm um objetivo para escreverem. Porém, com o Projeto Jovem Senador, seria diferente, eles teriam um motivo par a produzirem textos: concorrer a uma vaga a Jovem Senador e representar o Amazonas em Brasília. Além do mais, nossa escola já tinha tido um aluno Jovem Senador em 2013 e isso estimularia ainda mais os discentes. Assim, aceitei a proposta da coordenação e mergulhei de cabeça no desafio. Apresentei aos meus alunos o projeto e tive a aprovação de todos”.

Trabalhando o tema em sala de aula

A professora Jemima trabalhou intensamente o tema em sala de aula: apresentou o tema da edição, discutiu sobre a modalidade do texto (dissertação argumentativa), abordou as questões conceituais e gramaticais. Em seguida, pediu aos alunos para pesquisar sobre o assunto principal, entrevistar políticos, fazer relatórios, ler e conferir os conteúdos do site do Jovem Senador. E, finalmente, os alunos iniciaram a fase da produção textual, revisão e conclusão dos trabalhos.

Com a seleção da aluna Geysa, a professora Jemima era um orgulho só: “Senti-me realizada e muito orgulhosa. Realizada por ter feito parte de um trabalho que deu certo. Parte da conquista da minha aluna, da conquista de nossa Escola. Acredito que isso é o resultado de um trabalho árduo realizado pelos bons professores de nossa escola, pois estão sempre comprometidos em levar o aluno ao conhecimento. Orgulhosa por ver uma aluna minha sendo reconhecida nacionalmente”.

Sempre envolvida com iniciativas extraclasse de produção textual e de leitura, a professora Jemima acredita que o Jovem Senador é um Projeto que “contribui para a formação de alunos pesquisadores, cidadãos e críticos”.

Uma mensagem para seus alunos

“Sempre digo aos meus alunos que eles precisam acreditar em seus sonhos, mas para isso, precisam traçar objetivos e persegui-los com perseverança e muita dedicação e assim, conseguirão transformá-los em realidade, pois quem acredita, alcança”.