Uma frase que gosta: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” - Antoine de Saint-Exupéry.
A Jovem Senadora do Amazonas tem 16 anos e quer estudar medicina. Especialmente após o falecimento de sua avó, ficou ainda mais motivada a trabalhar na área de saúde e, quem sabe, fazer uma e specialização em oncologia. “Meu sonho é passar em Medicina, pois pretendo trabalhar com essa área desde muito cedo. Por esse motivo estudo bastante agora, pois acredito que devemos lutar pelo futuro que queremos”.
Atenta aos problemas de sua comunidade, Geysa trabalha com sustentabilidade na sua escola e já participou da Conferência Infanto-Juvenil pelo meio ambiente em 2013, quando levou os projetos realizados em seu colégio para o encontro com jovens de todo o Brasil, reunidos em Luziânia-GO. “Lá trocamos experiências e participamos de uma cerimônia em Brasília com a Presidente Dilma, na qual foi entregue uma carta com os projetos dos participantes vencedores. Na volta aos estados de origem, continuamos os projetos no colégio, afinal lá aprendemos de fato a mudar o Brasil com escolas sustentáveis. Além da conferência, participei por dois anos do PCE – Projeto Ciência na Escola, ensinando língua inglesa para o ensino fundamental de forma criativa, com dinâmicas e brincadeiras, e o outro visitando as áreas de riscos para realizar um mapeamento na área”.
Para a jovem senadora amazonense, os jovens tem que atura diretamente em suas comunidades. “Não é de agora que os jovens desempenham um papel importante na política, sempre estiveram envolvidos em protestos, debates, discussões que decidiam a melhoria do país. E isso deve continuar, pois uma vez que os jovens são ativos, a sociedade também é mais participativa. A participação dos jovens deve proceder com mais espaços definidos junto ao governo e de maneira mais dinâmica, com um sistema político que permita a inserção dos jovens, preenchendo espaços que possibilite a sua representativa direta colocando-o como agente de decisões”.
Convidada a indicar uma figura pública de destaque, Geysa escolheu Ayrton Senna que, para ela, foi considerado o melhor piloto de todos os tempos, “não apenas porque corria, mas pelo grau de solidariedade que ele tinha, chegando até a deixar de ganhar para ajudar algum piloto ferido. Solidariedade, amor à Pátria, competência, carinho, autoestima e determinação descrevem a pessoa admirável que foi Ayrton Senna”.
Sobre hobby e tempo livre, a jovem senadora do Amazonas agora só tem tempo para os livros. “Nesta época de vestibular e processos seletivos para Universidades, os estudos se intensificam e todo tempo livre é voltado para o mesmo”. Para variar um pouco, gosta das atividades físicas na escola, mas já jogou tênis de mesa, seu esporte favorito, e inclusive já participou de competições e ganhou medalhas de ouro, prata e bronze.
Para a música há sempre espaço e Geysa aprecia vários tipos, mas escuta mais melodias na linha do Gospel. Seu livro favorito no momento é “Stormie – Uma história de perdão e cura”, de Stormie Omartian.
Filha mais velha, Geysa tem uma família grande, mas mora apenas com a mãe e a irmã menor. “Minha mãe faz o papel de pai e mãe, o que me deixa bem orgulhosa, pois sempre foi a minha incentivadora nos estudos e devo essa vitória a ela”.
Sobre o Jovem Senador
Geysa já conhecia o Projeto Jovem Senador, pois em 2013 sua escola também classificou o aluno Rayesley Ricarte Costa como representante do Estado do Amazonas. Foi uma motivação a mais para a jovem senadora escrever uma redação e a ela se juntaram vários outros alunos da Escola Estadual de Tempo Integral João dos Santos Braga. Além disso, os estudantes contaram com o apoio de vários professores e todos da comunidade escolar apoiaram a participação no Jovem Senador 2015.
Ao ser informada de sua classificação, a jovem senadora amazonense era só emoção. “Logo que me ligaram, fiquei sem saber o que fazer, só sabia pular e gritar, em seguida, me recuperei e avisei minha mãe que também ficou muito feliz. É uma emoção muito grande saber que todo esforço está valendo a pena”. Sua família também ficou muito orgulhosa e não pararam de mandar mensagens de parabéns à Geysa. “Afinal, eles foram meus maiores incentivadores desde muito cedo, sempre me dando conselhos e torcendo pelas minhas vitórias”.
Para Brasília, as expectativas são enormes! “É felicidade que não acaba mais; saber que você está entre os selecionados de quase 85 mil redações é muito satisfatório. Temos consciência que um concurso como o Jovem Senador reflete não apenas no campo político, mas também em cada jovem como pessoa, uma vez que estaremos trocando experiências e conhecendo outras culturas. Vou fazer o possível para representar o Amazonas da melhor maneira”.