Elisamar Vieira de Lima Dias

 Elisamar Vieira de Lima Dias
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Ana Teles
  • Formação: Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa
  • Estudante finalista: David Williams da Costa Assunção

Professora há mais de 18 anos, Elisamar começou a trabalhar na Rede Privada e há 13 anos dedica-se ao ensino da Língua Portuguesa na Rede Pública. Atualmente, também leciona Literatura e Redação para o terceiro ano do ensino médio.

Atenta a outras iniciativas de formação cidadã, a professora Elisamar procura trabalhar com várias temáticas. “Agora, estou em fase de finalização de um projeto voltado para o enfrentamento da violência na escola, que deverá ser implantado no ano de 2016. Também sou voluntária em um grupo voltado para o envolvimento com a ecologia para adolescentes e pré-adolescentes”.

Preocupada com a questão didática do aprendizado da Língua Portuguesa, Elisamar vem construindo ao longo dos anos um método próprio de ensino de redação para os pré-vestibulandos, com foco nas provas do Enem.

A participação no Jovem Senador foi um sucesso e uma experiência única para a professora: “Foi uma agradável surpresa a vitória. Já havia participado de outros concursos ao longo de minha vida acadêmica. Concursos de redação, Olimpíadas da Língua Portuguesa. Nunca havia conseguido resultados finais tão satisfatórios, apesar de conseguir resultados compensadores com os alunos. O trabalho durou aproximadamente dois meses, com orientações, correções ortográficas, sugestões de pesquisa, conversas, a ajuda de colegas e da direção da escola e da secretaria de educação do Estado do Pará, que acreditaram no meu trabalho e, principalmente, no texto produzido pelo aluno vencedor”.

Em sala de aula

“Nas aulas de redação preparatórias para o Enem, sempre busco trazer temas atuais, temas que acrescentem aos alunos um senso crítico diante do mundo. O tema da construção da cidadania, passando pela participação política não ficou de fora. Pesquisas sobre os direitos do cidadão, Direitos Humanos, debates sobre a situação política e econômica do país foram temas frequentes. Os alunos foram inspirados a olhar o mundo com espírito crítico, apontando possíveis soluções para nossos problemas sociais”.

Com a notícia da classificação de seu aluno David Williams, a professora Elisamar era pura surpresa e alegria. Sabia da qualidade do trabalho feito pelo estudante, mas segundo ela “nada nos prepara para a vitória definitiva”. “O sentimento é ter cumprido o papel, a minha tarefa como professora”.

Na opinião de Elisamar, o Jovem Senador contribui na medida em que desperta a autoestima dos alunos: “Mesmo os alunos não finalistas ou selecionados puderam perceber que vale a pena o esforço, a participação. Vale a pena estudar e buscar horizontes melhores”.

Uma mensagem para seus alunos

Apesar de tudo, estudem. Apesar das salas de aulas quentes, das lâmpadas queimadas, dos banheiros fétidos, estudem. Se as reformas não chegam ou não terminam, estudem. Por mais que falte água para beber ou lavar as mãos, estudem. Se faltarem as condições merecidas, se o mundo parece querer o contrário, estudem um pouco mais. Só com a educação se constrói um futuro digno”.