Com mais de dez anos de sala de aula, Suelen iniciou sua vida profissional em escolas de idiomas, lecionando francês. Desde 2011, após aprovação em concurso público estadual, trabalha no Liceu Maranhense como professora de Língua Portuguesa.

Pela segunda vez, Suelen participou do Jovem Senador e achou a experiência interessante: “Tento motivar os alunos sobre o tema proposto e ao mesmo tempo dou aulas de como elaborar uma boa redação. Além disso, entro em contato com uma área na qual conheço pouco, que é a política, e, mais especificamente, como trabalha o Senado”.

Sempre atenta a propostas educativas que possam ajudar na formação de seus alunos, Suelen participa dos projetos promovidos pela escola, pela Secretaria de Educação e pelo MEC. A última iniciativa em que atuou foi a do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

No colégio, a professora maranhense procurou explicar o projeto, apresentar o tema proposto e mostrar aos alunos as redações dos anos anteriores. Também falou do tipo textual dissertativo-argumentativo e procurou realizar leituras de textos que remetessem ao tema de 2015: “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.

Com a seleção de sua aluna Sindyneia Ramos Cantanhede, todos se sentiram realizados: “Fiquei muito feliz pela aluna, pois ela merecia ser selecionada, e pela escola, que nos incentiva a participar desses projetos. Tive também a sensação de que a educação ainda é valorizada em alguns momentos”.

Para a professora vencedora do Maranhão, o Projeto Jovem Senador contribui para a formação dos alunos: “Além de fazê-los conhecer mais acerca do trabalho dos senadores, foi um momento no qual eles praticaram a escrita, algo que os ajuda nos vestibulares e principalmente no ENEM”.

Uma mensagem para seus alunos

“O estudo exige esforço, dedicação, paciência, e tudo isso é recompensado no futuro. Tenha sempre objetivos e metas, e nunca desista de conquistá-los”.