Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil


Selma de Lourdes Cebalho El Chamy

Selma de Lourdes Cebalho El Chamy
  • Ano de participação: 2014
  • Cidade: -
  • Escola: Escola Estadual "União e Força"
  • Formação: Licenciatura Plena em Letras. Pós-graduação.
  • Estudante finalista: Nathalia Lima Janones

Com mais de 29 anos de profissão, tempo inestimável de sala de aula e muita vontade de ensinar é como podemos apresentar a professora Selma de Lourdes. Começou sua carreira no magistério em 1985, na Educação Infantil. Em seguida, atuou no Ensino Fundamental como professora de Língua Portuguesa e não parou mais de lecionar.

Atualmente, a professora Selma de Lourdes desenvolve na Escola Estadual “União e Força”, em Cáceres-MT, um Projeto de leitura e escrita envolvendo alunos do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio. Não é de se estranhar que graças a tanta dedicação tenha sido a orientadora da aluna Nathalia Janones, primeira colocada no 7º Concurso de Redação do Senado Federal, com a redação “Uma Educação que transforma”.

E não foi a primeira aluna que a professora Selma já orientou e foi vencedora no Jovem Senador. Em 2012, participou da 5ª edição do Concurso de Redação do Senado cujo tema foi “Meu município, meu Brasil” e orientou o trabalho da estudante Dieleem Mara da Silva Campos, do 3º ano do Ensino Médio. O título da redação vencedora no Estado foi “Princesinha do Rio Paraguai”.

 

O apoio da Escola e o Jovem Senador

Com tradição de participar do Projeto Jovem Senador a Escola “União e Força” procura incentivar a mobilização de todos os alunos do Ensino Médio na iniciativa, enfatizando o valor das experiências vividas em outras edições e a interação entre todos os membros da comunidade escolar.

A experiência de ter uma aluna selecionada para o Jovem Senador surpreendeu: “Só o fato de pensar na possibilidade da Nathalia ser selecionada para representar o nosso Estado, já me sentia muito emocionada, imaginem como fiquei quando soube que ela foi considerada a melhor do país. Foi indescritível o que senti no momento”.

Para Selma, o Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos seus alunos, pois o tema proposto, “Se eu fosse Senador...”, “motivou a reflexão, a tomada de uma consciência mais crítica sobre inúmeras questões que afetam a população brasileira, bem como as possíveis medidas a serem tomadas para que ocorra uma verdadeira e consistente mudança, principalmente no que tange a área social. E a manifestação de cada aluno representa um começo da participação na vida pública”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Primeiramente, tenham entusiasmo pela vida, depois foco e disciplina em tudo o que for realizar. Busquem acreditar que tudo é possível, principalmente quando a vontade de vencer é gigantesca. Vale a pena investir em nossas aspirações”.

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