Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil


Marcos Antonio Abreu Lima

Marcos Antonio Abreu Lima
  • Ano de participação: 2014
  • Cidade: -
  • Escola: Escola Estadual Maria das Dores Brasil
  • Formação: Professor Licenciado em Letras, Especialização em Docência do Ensino Superior
  • Estudante finalista: Bruna Silva Figueira de Souza

Na área de educação há mais de 16 anos, Marcos Antonio foi professor de Língua Inglesa, tendo realizado um intercâmbio em 2002, na Southwest Baptist University.  Em 2005, deu uma guinada na carreira e começou a lecionar Língua Portuguesa se apaixonando pela disciplina.

Antenado para novas formas de aprendizado que estimulem o ensino e o desenvolvimento de seus alunos, o professor Marcos Antonio também participa de ações em áreas variadas como a MOSTRATEC 2014, no Rio Grande do Sul, onde apresentaram um projeto de pesquisa sobre bactérias que afetam o sabor e o “off-flavor” dos peixes em cativeiro.

“Realizamos também ações sociais no hospital infantil local com contação de histórias e entrega de brinquedos novos às crianças internadas. Em contrapartida, essa ação ajuda o aluno, pois ele pode vivenciar o dia a dia dos vários profissionais da área de saúde em exercício e, posteriormente, poderá se decidir por uma profissão voltada para essa área”.

 

Falando do Jovem Senador...

“Fiquei sabendo do projeto faltando poucos dias para o término das inscrições. Minha coordenadora pedagógica me apresentou e pediu que eu trabalhasse, pois não poderíamos perder a chance de participar. Fui às salas e apresentei o projeto aos meus alunos e os desafiei a participar do Concurso. Foi adesão total”.

Em sala de aula, o professor Marcos Antonio iniciou as discussões questionando sobre o papel dos senadores. Estudante de Direito, aproveitou o tema para dar uma mini-palestra aos alunos e introduzir os conceitos básicos de Direito Constitucional, estimulando a pesquisa sobre as funções dos parlamentares. Foram organizados, em seguida, grupos de debate e uma mesa-redonda. Os alunos tiveram duas horas para desenvolver as redações e após esse prazo, um grupo de professores avaliou e escolheu a melhor redação dentre os vários textos que se destacaram.

Em sua primeira participação no Jovem Senador, o professor Marcos Antonio já conseguiu classificar a aluna Bruna e mobilizar os alunos do Ensino Médio. “É gratificante, saber que seu trabalho pôde contribuir com o sucesso de um aluno seu, pois, Bruna é minha aluna desde o ano de 2013. Quando apresentei o projeto aos estudantes eu disse a eles que tinha certeza que de minhas turmas sairia a melhor redação, pois confiava e apostava na capacidade deles. Isso os motivou. Bruna me ligou e disse, com a voz falhando, que ela fora selecionada, naquela hora, caiu a ficha, gritei de alegria”.

O Jovem Senador é visto pelo professor Marcos Antonio como uma ferramenta de educação política e que pode beneficiar indiretamente os trabalhos em sala de aula quando suscita o debate sobre o papel do senador e do Parlamento. “Meus alunos são muito politizados. Debatemos temas possíveis para os vestibulares e para o ENEM. Logo, foi uma experiência muito construtiva na formação cidadã deles”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Nada é impossível àquele que luta por seus ideais”. Parafraseando a jovem Malala, “Uma criança, um professor, um livro, uma caneta e muita disposição farão de você um vencedor”.

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