Marciane Elenice Franco

Marciane Elenice Franco
  • Ano de participação: 2013
  • Escola: Escola Estadual Rui Barbosa
  • Formação: Graduação - Letras
  • Estudante finalista: Willian Alexander Ramos

Professora do Ensino Fundamental e Médio na Rede de Ensino Pública do município de Campestre-MG, Marciane Franco tem mais de 13 anos de experiência em sala de aula e orgulho dos muitos anos dedicados à Educação.

Empolgada e comprometida com o Jovem Senador, a professora Marciane Elenice conseguiu motivar seus alunos a participar do desafio proposto pelo Projeto e norteou o trabalho junto com os alunos a partir do estudo do Movimento Modernista no Brasil. Apresentou inicialmente aos estudantes todas as características do Movimento e seus autores, destacando principalmente o papel daqueles que defendiam a nacionalidade, os comprometidos com causas sociais. A partir daí, iniciou os debates e criou uma linha de reflexão para a elaboração das redações do 6º Concurso de Redação do Senado cujo tema foi “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”.

Feliz com a seleção do estudante William Alexander Ramos, da escola Estadual Rui Barbosa, como Jovem Senador do Estado de Minas Gerais, a Profa. Marciane sentiu-se “realizada”. Em sua opinião, o Projeto contribuiu para a formação dos seus alunos: “ao refletirem sobre a transformação do nosso País em um lugar melhor, tornaram-se críticos e observadores”.

Atenta às iniciativas voltadas para a educação, Marciane Elenice sempre estimula seus alunos a participarem de outros concursos literários e projetos que têm por objetivo valorizar o ensino da língua portuguesa. Seu compromisso é tão grande que conseguiu o apoio de amigos, parentes e da Prefeitura do Município de Campestre para garantir sua vinda a Brasília.

A professora acompanhou os trabalhos de seu aluno, o Jovem Senador William, e retornou para sua cidade com muitas histórias e toda a emoção de vivenciar um pouco do Projeto na prática. Seu desejo maior, compartilhar com todos os demais alunos essa experiência e incentivá-los a participar das novas edições do Jovem Senador. Para os estudantes de sua cidade e do Brasil deixa uma dica: “Que descubram nos livros o prazer de imaginar, de viver novas experiências”.