Jeová Antonio de Oliveira

Jeová Antonio de Oliveira

Com larga experiência e uma empolgação natural pela arte de lecionar, o professor Jeová Antonio dedica-se há mais de 9 anos ao Magistério, especialmente ao ensino da Língua Portuguesa. “Acredito que uma língua voltada para o trabalho com os gêneros textuais desenvolverá habilidades e potencialidades necessárias para formar um educando consciente e preparado para atuar enquanto cidadão. Dessa forma, considero a leitura e escrita como duas asas que nos levam para a emancipação enquanto pessoas, indivíduos dotados de razão”.

Participando pela primeira vez do Concurso de Redação do Senado, já conquistou o primeiro lugar no Estado de Goiás, classificando a aluna Beatriz Vitalino, do Colégio Estadual Rui Antônio da Silva, com a redação “Quando o gigante acorda”. “A experiência foi magnífica. Sempre incentivei e orientei meus alunos a participar dos concursos envolvendo a produção de textos. Alguns não se envolvem, acreditam que não são capazes”.

Falando de sua própria experiência, quando estudante, o professor Jeová também venceu um concurso de redação cujo tema foi a inauguração da rede de água tratada em sua cidade. “Fiquei muito feliz e acredito que este é um momento não só de competição, mas principalmente de aprendizagem”.

Com os alunos do professor Jeová a empolgação foi grande. Os alunos se envolveram nos momentos de discussão, participaram com afinco e mostraram preocupação com a atuação do povo brasileiro. O trabalho de mobilização foi intenso e o tema discutido por meio de várias ferramentas - slides, vídeos, músicas, debates, atividades individuais e em grupos até chegar à produção final da redação.

“É bom lembrar que nesse momento o país estava permeado pelas grandes manifestações. Isso colaborou para que o tema se tornasse mais próximo deles e eles se interessassem mais. Esse é o primeiro projeto que participo voltado para essa questão e acredito ser um projeto de grande importância, uma vez que muitos jovens estão desiludidos com a política brasileira. É o momento de mostrar-lhes a importância de nossa participação na construção do nosso país”.

Ao ser informado sobre a seleção de sua aluna para o Projeto Jovem Senador, o professor Jeová quase não acreditou – “A emoção foi imensa, pois para eu ser selecionado em um concurso como esse seria quase um milagre. O sentimento maior foi de gratidão, pois aconteceu em um momento em que estava desacreditado do meu trabalho. Com essa vitória pude perceber que minha missão valeu e vale a pena”.

Para seus alunos e os jovens brasileiros, o professor Jeová Antônio deixa um recado sincero e cheio de coragem: “Queridos alunos, a leitura e a escrita são duas asas que nos conduzem à emancipação. Leiam bastante! Escrevam bastante! Comam as palavras e, assim, sereis homens e mulheres de letras; não letras que o vento leva; mas sereis aqueles que conduz os outros através de sua voz e de seus escritos”.