Rutineide de Albuquerque Batinga

Rutineide de Albuquerque Batinga
  • Ano de participação: 2012
  • Escola: Escola Estadual Padre Aurélio Góis
  • Formação: Formação profissional: Letras / Literatura
  • Estudante finalista: Layane Rayelly Silva

Conhecer a capital federal e participar da cerimônia de premiação do Jovem Senador – Rutineide viveu esse sonho. Foi ela, Rutineide de Albuquerque Batinga, quem orientou a aluna Layane Rayelly Silva, finalista pelo estado de Alagoas em 2012 e primeiro lugar nacional no concurso com a redação “Brasil, uma mãe gentil para os filhos de seus municípios”.

Há 18 anos lecionando no ensino fundamental e médio,  Rutineide conta que participa do projeto do Senado desde o seu primeiro ano. Com determinação e empenho, ela faz questão de envolver seus alunos no Jovem Senador, pois acredita no poder transformador que o conhecimento acerca dos direitos e deveres de cada um pode ter.

Para ajudar sua aluna a produzir uma redação vencedora, a professora revela apenas ter orientado a estudante a relacionar o tema proposto (“Meu município, meu Brasil”) com o seu próprio município, Junqueiro, abordando as questões socioeconômicas.

Ao ler o texto a professora percebeu que tinha grandes chances de que a vencedora estadual estivesse bem ali, na Escola Estadual Padre Aurélio Góis, mas, daí para vencer nacionalmente foi uma surpresa muito bem-vinda e gratificante.

Para os jovens do ensino médio das escolas estaduais deixa o seu recado: “Todos devem participar. Independentemente de vencer ou não, é necessário que exponham seu ponto de vista sobre o país, estado ou município em que vivem.”