Cassia Elisa de Oliveira

Cassia Elisa de Oliveira
  • Ano de participação: 2012
  • Escola: Escola Estadual Professora Maria Guilhermina Lopes Fagundes
  • Formação: Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais (Sociologia) pela Unicamp
  • Estudante finalista: Jaquelline Cerqueira da Silva

“Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”. (Jean Cocteau)

Minha vida profissional...

Com mais de dez anos de experiência no Magistério, a professora Cassia Elisa iniciou sua carreira na Rede Pública Estadual, na cidade de Campinas. Mais tarde, continuou suas atividades nas cidades de Americana e Santa Bárbara D’Oeste, especialmente com a disciplina Sociologia, tendo uma grande paixão pelo colégio Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes, onde trabalha atualmente.

Ativa e voltada para a formação mais ampla de seus alunos, a Profa. Cassia Elisa procura desenvolver projetos voltados para a formação histórica, política e social como, por exemplo, em 2012: aplicou um estudo sobre a cidade de Santos que gerou várias ações, entre elas uma exposição na escola; um segundo trabalho, sobre automatização e sustentabilidade e um terceiro sobre a questão da conscientização da situação do negro no Brasil.

Sobre o Projeto Jovem Senador, envolveu-se completamente na iniciativa mobilizando todos os seus alunos: “...fiquei extremamente empolgada, pois se tratava de uma oportunidade de experiência única e que não tinha preço”. Organizou debates, discutiu reportagens e muitos outros textos sobre a situação do País e conseguiu, ao final, mobilizar mais de 100 alunos, com redações bem escritas e fruto de muito trabalho em sala de aula.

Com a seleção da aluna Jaquelline Cerqueira da Silva para o Jovem Senador, a alegria foi coletiva. “Eu não cabia em mim de tão feliz! É uma sensação inexplicável poder ver que todo esforço feito não foi em vão. Eu acreditava, de fato, que seria uma experiência que a Jaqueline guardaria para o resto da vida e que, com certeza, viria a acrescentar muito a ela como pessoa. Tudo isso se confirmou quando ela retornou de viagem. Parecia outra menina. Cheia de histórias para contar. Muito feliz e consciente da importância do que conseguiu alcançar, por seu próprio esforço”.

Para a Edição de 2013, a Professora Cassia já conversou com seus alunos a respeito do tema e está compartilhando informações no Facebook e no seu blog, como formas de criar um canal de ligação permanente, colocando-se à disposição para as discussões e orientações das redações na escola.

O Projeto Jovem Senador possibilitou que conversássemos mais a respeito de assuntos relacionados ao nosso País, mas, sem dúvida, acrescentou e muito para a Jaqueline que pôde conhecer Brasília, os bastidores da política, inclusive desempenhando o papel de jovem senadora. Uma lição que acredito ter ficado para os nossos alunos é que sempre é possível sonhar. Sempre há uma possibilidade de realização. E isso faço questão de frisar sempre em minhas aulas”.

Para reflexão de seus alunos, deixa uma frase e um pensamento:

  • Se você pode sonhar, você pode fazer”. (Walt Disney)
  • O Analfabeto Político (Beltolt Brecht)

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, os preços do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”