Links úteis

Navegue pelos links e encontre dicas de redação, manuais, produtos e serviços oferecidos por instituições públicas e privadas, no Brasil e no exterior. .

Confira os acervos digitais e descubra novos campos de pesquisa.

É preciso conhecer as regras gramaticais, gostar de  ler, entender do assunto sobre o qual pretende  falar, ter estilo, ser criativo e muitos outros  requisitos são citados.

Mas, na prática, nada mais concreto do que simplesmente escrever, seja um texto curto, poemas, músicas, cartas de amor, mensagens, trabalhos, pesquisas, declarações, não importa...

O que importa é conseguirmos traduzir o que pensamos em palavras e o maior desafio é que elas sejam verdadeiras!

Para dar uma mãozinha nessa tarefa, elencamos algumas publicações e textos que podem ser facilmente consultados. Confira e repasse a dica!

 

Navegue nos site de instituições cujas atividades estejam relacionadas à valorização, ao estudo e pesquisa da língua portuguesa. Também estão elencadas entidades que disponibilizem produtos e textos que sejam fontes de consulta gratuita e que possam contribuir para o ensino do português.
  • Academia Brasileira de Letras - além das funções, composição e outras informações sobre as atividades da Academia, você encontra neste site um Vocabulário Ortográfico aberto para consultas, inclusive com buscas para palavras estrangeiras, notícias e artigos sobre a língua portuguesa e assuntos correlatos. Vale conferir.
  • Arquivo Nacional - é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos (SIGA), da Administração Pública Federal, integrante da estrutura da estrutura do Ministério da Justiça. Neste espaço você encontra textos históricos, uma biblioteca on-line, artigos e muitas outras fontes de pesquisa. Conheça o trabalho do Arquivo Nacional e a sua importância na preservação da história do Brasil.
  • Biblioteca Nacional - o site da Fundação Biblioteca Nacional é uma fonte extensa de pesquisa, possuindo inúmeros acervos: de música, referências, obras raras, publicações em braille, pesquisas entre outros.
  • Biblioteca Nacional Digital do Brasil - com todo o acervo digitalizado, a pesquisa fica mais fácil e acessível. Há obras raras, publicações estrangeiras, textos clássicos, projetos especiais, exposições, links para outras bibliotecas digitais e muitos conteúdos desenvolvidos para recuperar a história do Brasil.
  • Biblioteca do Senado Federal - criada para dar o suporte informacional aos trabalhos legislativos realizados no âmbito do Senado e do Congresso Nacional, tem um acervo especializado em Ciências Sociais, com cerca de 60% das obras na área de Direito. Estão disponíveis aproximadamente 200 mil livros, 6 mil títulos periódicos, 8 mil obras raras, 3 milhões de recortes de jornais, a Coleção do Senador Luiz Viana Filho com 12 mil volumes, a Coleção de Depósito Legal com as obras editadas pelo Senado Federal e a Biblioteca Digital com cerca de 250 mil documentos em texto completo. A Biblioteca do Senado gerencia, ainda, aRede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI, uma rede cooperativa de 14 bibliotecas da Administração Pública Federal, do Governo do Distrito Federal e dos Três Poderes da União.
  • Biblioteca da Câmara dos Deputados - é especializada em Ciências Sociais, com ênfase em Direito, Ciência Política, Economia e Administração Pública. A Biblioteca Pedro Aleixo tem um grande acervo digital, mais de 4 mil obras raras, periódicos, publicações de organismos internacionais como a ONU, Unesco, OMC entre outros títulos.
  • Biblioteca do Congresso dos EUA - é a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos, inaugurada em 1800 e só é possível acessar parte do acervo. Todavia, reúne milhões de livros, gravações em áudio, fotografias, mapas e manuscritos. Tem materiais em mais de 400 línguas e itens raros como um exemplar da Bíblia de Gutenberg e os registros fotográficos dos Beatles.
  • Biblioteca Digital Mundial - sua proposta é reunir em um único lugar tesouros culturais de todo o mundo. Foi desenvolvida pela Biblioteca do Congresso dos EUA e reúne manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos. Para pesquisar no acervo, os usuários podem digitar palavras-chave no campo de busca ou filtrar o conteúdo por lugar, período, tema, tipo de item e instituição contribuinte. As ferramentas de navegação e descrições de conteúdo estão disponíveis em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, português, russo e espanhol); porém, os itens do acervo são apresentados em suas línguas originais.
  • eBooksBrasil - construída de forma colaborativa, é uma biblioteca digital pública que disponibiliza livros eletrônicos em diversos formatos para download gratuito. Há orientações explícitas em relação ao uso dos arquivos: não se pode usar as obras para fins comerciais, nem utilizar o site para promoção política. É possível copiar e imprimir para uso pessoal ou didático, enviar para os amigos e divulgar em sites espaços virtuais. No eBooksBrasil, há uma série considerável de títulos clássicos como A Divina Comédia, A Revolução dos Bichos, A Volta ao Mundo em 80 dias, Alice no País das Maravilhas e várias obras de William Shakespeare.
  • Livros científicos em PDF - o Portal SciELO Livros, da Scientific Electronic Library Online, publica online coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos. A proposta é maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Até o momento, os livros disponibilizados são das Instituições: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
  • Museu da Língua Portuguesa - é dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial). Tem entre outros objetivos o de mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura, apresentar a origem, história e influências sofridas, aproximar o cidadão de seu idioma, valorizar a diversidade da cultura brasileira, favorecer o intercâmbio entre os diversos países de língua portuguesa. Neste espaço, você encontra textos para consulta, pesquisas, links, conteúdos de exposições e outros eventos realizados pelo Museu.
  • Portal Domínio Público - é a biblioteca digital do Ministério da Educação (MEC). O acervo reúne obras literárias, artísticas e científicas. A pesquisa pode ser filtrada por categoria: textos, sons, imagens ou vídeos. O conteúdo disponibilizado no portal inclui obras já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada pelo detentor dos direitos autorais.

 

Veja também: