Pedro Henrique: primeiro colocado conta como foi receber a notícia

“Fiquei em choque, na verdade acho que a ficha ainda não caiu” – com a voz de quem ainda não superou a surpresa, Pedro Henrique de Araujo Silva, 17 anos, conta o que sentiu ao saber que foi o primeiro colocado nacional do Programa Jovem Senador 2019. Não é para menos. Ao se classificar em primeiro lugar, o estudante cravou no precoce currículo a marca de melhor redação dentre outras mais de cem mil elaboradas por alunos de escolas públicas de ensino médio de todo o país.

Pedro é aluno da Escola Estadual Professora Edite Machado, de Capela-AL, pequena cidade de 17 mil habitantes, localizada a 60 km da capital Maceió. Estuda em tempo integral e estava se preparando para o almoço na própria escola quando foi avisado sobre um telefonema na sala da coordenadora. Do outro lado da linha, o senador Irajá (PSD_TO), presidente do Conselho do Projeto Jovem Senador, deu a notícia e deixou o rapaz sem fôlego. “Fiquei paralisado, não esperava vencer, o assunto era muito complexo ” – Ele se refere ao tema do 12º Concurso de Redação do Senado Federal deste ano: “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”.

O vencedor nacional revela que as duas primeiras tentativas de escrever sobre o tema não deram certo. Até que, depois de uma conversa com a irmã, veio a original ideia de parafrasear a célebre frase da Esfinge de Tebas dita ao rei Édipo: “Decifra-me ou te devoro". Inspirado nela, criou o título “Interpreta-me ou te devoro” para defender a ideia de que conhecer o orçamento e acompanhar o uso do dinheiro público é uma tarefa complexa que, se não cumprida, condena o cidadão à condição de excluído do processo democrático.

Pedro Henrique acredita que viajar à Brasília representando Alagoas no programa Jovem Senador vai mudar a vida dele em muitos aspectos. “Vou conhecer pessoas novas, trocar opiniões, ampliar meus horizontes” - resume.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest