Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Release

Jovem Senador no Amapá consegue ótimos resultados com divulgação feita por estudantes

 

“A Gerência de Protagonismo Estudantil, grupo criado pela Secretaria de Educação do Amapá para facilitar a interlocução com os estudantes, teve um papel fundamental para o sucesso do Jovem Senador deste ano no estado”. A afirmação é da professora Erenice de Carvalho, coordenadora do programa no Amapá. Segundo ela, mais de 90% dos municípios enviaram redações para o concurso. Um número que fica ainda mais impressionante quando se levam em consideração as dificuldades de acesso a algumas regiões, afirma a professora. Ao todo 1184 textos foram produzidos pelos alunos, um crescimento de 249% em comparação ao ano de 2018.  Para ela, o contato direto entre os jovens favorece a comunicação e o engajamento dos estudantes.

O número de professores participantes desta edição teve o expressivo aumento de 394%, saltando de 72 profissionais em 2018 para 356 em 2019. Já a quantidade de alunos chegou a 5.652 neste ano, contra 3.187 no ano passado, um crescimento de 77%.

A coordenadora ressalta que, entre as estratégias para atrair um número maior de participantes para o Jovem Senador, a divulgação em aulas de reforço para o Enem oferecidas pelo governo do estado teve boa aceitação pelos alunos. Tudo com a atuação intensa do grupo Protagonismo Estudantil em conversas diretas com os estudantes dos cursos preparatórios. A coordenadora afirma ainda que outros concursos de redação também serviram de plataforma para impulsionar o programa. Nesse caso a divulgação era feita em conjunto.

Ingrid Pastana, jovem senadora de 2016 pelo Amapá, também faz parte do grupo. Ela conta que os integrantes chegaram a viajar 12 horas de barco até Bailique, um dos municípios com acesso mais difícil no estado. O grupo chegou a fazer cópias do material de divulgação para ampliar o alcance do Jovem Senador nas comunidades e esclarecer dúvidas dos estudantes sobre a participação no concurso. A jovem senadora destaca que o trabalho de corpo a corpo foi fundamental para que o Amapá alcançasse números tão expressivos no projeto. Ela conta que o trabalho de divulgação foi feito até mesmo no período de férias escolares com campanhas intensas entre os meses de junho e agosto.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11