Jovem Senadora do Mato Grosso tira nota 1000 na redação do ENEM

A Jovem Senadora Eduarda Judith, representante do Estado de Mato Grosso em 2016, conquistou nota 1000 na redação do Enem em sua última edição, cujo tema foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

Em entrevista a este site, Eduarda declarou que achou o tema surpreendente e desafiador devido ao seu nível de complexidade.

- Achei uma pauta bastante válida e necessária de ser discutida em âmbito nacional, pois toda a polêmica gerada após a divulgação do tema confirmou que muitos desconheciam os obstáculos e a importância da educação inclusiva, principalmente para os portadores de surdez, aos quais, muitas vezes, lhe são negados o acesso a uma educação digna – afirmou.

Eduarda se preparou com afinco para fazer a prova do Enem, preparou inúmeros textos e estudou Filosofia, Sociologia e Literatura para usar teorias e autores na intertextualidade.

Confira as dicas para a hora da prova:

  1. Monte um pequeno rascunho contendo todas as informações que englobam a temática, escolhendo as mais interessantes para a introdução, argumentação e conclusão.
  2. Utilize o máximo de sua bagagem de conhecimento adquirida na escola e na rotina de estudos, sempre tentando fugir do senso comum utilizando intertextualidade e argumentos sólidos para sustentar a minha visão acerca do assunto.
  3. Fique atento à questão estrutural, deixando o texto numa espécie de texto-circuito, no qual cada parágrafo se conecta ao outro, de maneira a deixar o texto mais harmonioso e coeso.
  4. Mantenha a calma e foque no que está sendo pedido, pois os erros mais comuns são a fuga e o tangenciamento do tema.

Segundo a Jovem Senadora, o que faz a diferença é o treino, a prática que leva à perfeição.

– Não há outro caminho que não seja treinar, ler muito e se manter atualizado – destacou.

Eduarda Judith reconhece que sua conquista tem a participação decisiva dos excelentes professores que já teve e destaca o apoio fundamental da professora de Língua Português, Cintia Barbara Zocolotto.

- Quando a minha professora apresentou o projeto dentro da sala de aula, percebi uma grande oportunidade de me empenhar mais ainda na redação. Foi a partir disso que percebi a importância e o peso de uma redação, principalmente no Enem, então, comecei a treinar cada vez mais. Ao participar e ser selecionada para o Jovem Senador 2016, passei a acreditar mais em mim e nos meus sonhos, como o de entrar numa universidade pública em um curso concorrido, por exemplo. O projeto foi um divisor de águas para mim, antes dele eu achava tudo inatingível demais – como a nota máxima na redação do Enem - e, depois dele, aprendi que com dedicação e desempenho podemos alcançar nossos objetivos, o que aumentou minha autoconfiança na escrita e nos estudos em geral – declarou.

 

O papel do professor

Cintia Zocolotto, professora orientadora da Jovem Senadora Eduarda, ficou surpresa com o tema escolhido para o Enem 2017, mas achou importante falar de formação educacional de surdos no Brasil, pois acredita que esse movimento foi importante para mostrar que existem muitos desafios a serem superados no Brasil.

Com a conquista da Redação nota 1000, Cíntia viu mais uma vez o seu trabalho valorizado e acredita que um trabalho bem direcionado é importante para ajudar os alunos nessa jornada.

- Penso que os alunos precisam saber como serão avaliados, no caso específico, conhecer detalhadamente as cinco competências que o certame exige do estudante para obter a nota máxima. Ademais, também se mostra imprescindível ter um bom conhecimento a respeito do tema, o que requer do aluno muita leitura e reflexão crítica sobre o que foi lido ao longo da vida – afirmou.

Cintia também dá uma dica importante para a conquista da Redação nota 1000.

- Leia o manual de redação do Enem. Ele traz todas as competências que o aprendiz tem de ser proficiente. As explicações são bastante didáticas para que qualquer pessoa consiga entender o que eles esperam de uma redação dissertativo-argumentativa – afirmou.

Para Cintia, a preparação para a Prova do Enem começa ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental, quando o aluno aprende a ler e a escrever.

- Se essa aprendizagem for bem-sucedida, conquistar uma boa nota na redação do Enem será mais fácil, pois é exigido do aluno que ele tenha um bom domínio da norma culta, tenha plena noção de coerência e coesão, bem como consiga expor de forma clara tudo que aprendeu ao longo da vida sobre a temática em questão. Por isso, quanto mais se conhece a respeito da Língua Portuguesa e do tema em questão, mais fácil será para escrever um bom texto - declarou.

Cintia Zocolotto acredita que projetos como o Jovem Senador ajudam o aluno a se preparar para a redação do Enem.

- O Projeto Jovem Senador revolucionou as aulas de redação da nossa escola, visto que todos os alunos querem participar do concurso, até aqueles que pensavam não saber escrever. Nossa escola melhorou as notas da redação do Enem significativamente, em 2015, as trinta melhores notas de redação, num total de 140 alunos que fizeram a prova, receberam pontuação superior a 700. Isso é um feito histórico para uma escola pública e esse resultado aconteceu graças ao Projeto Jovem Senador, pois todos os estudantes se empenharam muito para conquistar o prêmio.

A professora vencedora do Estado do Mato Grosso também fala da importância dos temas escolhidos para o Concurso de Redação do Senado, que servem para estimular o pensamento crítico dos estudantes. Em 2016, para treinar seus alunos para o Jovem Senador, Cintia utilizou o Manual de Redação do Enem e levou para a sala de aula o tema “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”. Todos os alunos apresentaram contribuições que acabaram sendo incorporadas em suas redações.

- Os alunos precisam ser motivados e o Projeto Jovem Senador tornou-se um “motor de polpa” na escola, fazendo-os sair da zona de conforto - declarou.

Para 2018, Cintia e seus alunos da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros já estão se preparando para o Concurso de Redação do Senado cujo tema é “A Constituição Cidadã 30 anos depois”.

 

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