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Jovem de MS participa do projeto "Jovem Senador" em Brasília

Dourados News - Web

Pedro Vinícius Araújo de Abreu, participante do projeto Jovem Senador, por Mato Grosso do Sul, visitou o gabinete da senadora Simone Tebet nesta quinta-feira, dia 22 de novembro. Ele falou da emoção de participar do projeto. Eles participam de reuniões de comissões, elaboram projetos de lei e pareceres e votam em sessão plenária. “Nós fizemos um projeto para ampliar o conceito de diversidade na LDB (Lei de Diretrizes e Base) da Educação, incluindo, por exemplo, a diversidade de aptidões”, disse Pedro Vinícius empolgado.

Depois de vivenciar a rotina de um parlamentar, o jovem de 17 anos, decidiu cursar Direito. Pedro já conquistou bolsa de estudos integral na UCDB (Universidade Católica Dom Bisco) para se tornar bacharel em Direito. “Eu pensava em fazer medicina, mas depois da experiência aqui no Senado, fiquei mais interessado no Direito”, disse o adolescente.

Pedro encontrou a senadora Simone Tebet no Plenário. Ele disse ser admirador da parlamentar. “Fico muito satisfeita por ver que esses jovens estão vivenciando a política e percebendo o quanto ela é importante para o País”, disse Simone ao parabenizar o estudante que teve sua redação selecionada dentre 190 mil textos. O tema da redação deste ano foram os 30 anos da Constituição.

Pedro é aluno do 3º ano da Escola Estadual General Malan, de Campo Grande. Ele estava acompanhado da professora de Português e Redação, Laura Prado. A professora é bicampeã em emplacar jovens senadores pelo projeto. Ela também orientou a redação da vencedora por Mato Grosso do Sul do ano passado, Amanda da Silva Durante. Hoje, a jovem faz cursa a faculdade de Letras na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Projeto Jovem Senador

O projeto seleciona anualmente, por meio de concurso de redação, 27 estudantes para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília. Está na 11ª edição.

O concurso deste ano teve como tema A Constituição Cidadã 30 anos depois. Após “tomarem posse” como “jovens senadores”, os estudantes selecionados participam de comissões e apresentam, discutem e votam propostas que posteriormente poderão ser transformadas em projetos de lei, se acolhidas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).


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