Estudante de Vassouras vence concurso nacional de redação e vai representar o RJ em Brasília

Resende News

Leonardo da Silva Coelho, de 18 anos, foi o grande vencedor da etapa estadual do ‘Jovem Senador’ e vai para a capital federal conhecer como funciona a maior casa legislativa do país. Estudante de Vassouras vai representar o estado do Rio em Brasília
Um estudante de Vassouras vai representar o estado do Rio em Brasília. Ele venceu a etapa estadual do concurso “Jovem Senador” e vai para a capital federal conhecer como funciona a maior casa legislativa do país.
“Justiça e liberdade. A década de 1980 marcou profundamente a história nacional […] a elaboração da Constituição, apelidada de ‘Cidadã’, representou a reconquista do poder pelo povo”, diz um dos trechos da redação vencedora, escrita por Leonardo da Silva Coelho, de 18 anos.
O concurso, promovido pelo Senado Federal, tem como objetivo levar a Brasília estudantes da rede pública de ensino. Motivo de orgulho para a escola e colegas, o Leonardo foi o grande vencedor da etapa estadual. Em todo o Brasil, foram mais de 190 mil redações inscritas, mas apenas 27 foram escolhidas. No estado do Rio, o representa será ele, aluno do Ciep Salésio Schimid, escola estadual de Vassouras. Na redação, os alunos tinham que elaborar um texto com o tema “A Constituição Cidadã, 30 anos depois”.
“Eu tentei mostrar que, através da justiça e da liberdade, a gente consegue alcançar uma sociedade que seja mais democrática, uma sociedade que realmente respeite os direitos das pessoas e que também ensine pra el quais são os deveres, o que ela precisa fazer diante de outras pessoas, diante de instituições”, explicou Leonardo.
Estudante de Vassouras, Leonardo da Silva Coelho, de 18 anos, vence concurso nacional de redação e vai representar o RJ em Brasília
Reprodução/TV Rio Sul
O professor que orientou o jovem diz que o exemplo pode servir de motivação para outros alunos. “É um exemplo para toda a comunidade escolar e todos os estudantes da rede pública de ensino”, opinou o professor de Português, Gustavo do Vale Gomes.
E o sentimento de satisfação pela conquista de Leonardo não pára só no educador. Vai além e também contagia outras pessoas mais próximas. Ter um colega com um “cargo público federal” enche de orgulho os amigos e a família.
“A gente não tem nem o que falar sobre ele. Sempre foi uma pessoa excelente, de coração, que sempre ajudou todo mundo”, elogiou um dos amigos do jovem.
“De 190 mil redações, 27 foram selecionadas e ele foi o primeiro da nossa região. É um orgulho pro nosso Ciep, é um orgulho pra gente”, pontuou outro colega.
“Ele sempre se empenhou. Ele sempre separou o tempo dele para as atividades de divertimento e para as atividades de estudo. Tem sido assim ao longo dos anos e agora nos deu esse presente, mais um presente. Só tenho a agradecer”, disse Rosilene Coelho, mãe de Leonardo.
Por ter vencido, o “jovem senador” passará uma semana em Brasília e vai conhecer de perto como as leis são criadas. É a recompensa diante do texto que prega a valorização da justiça e liberdade.
Para Leonardo, que sonha em fazer o curso de Direito, a chance de ir a Brasília representar o estado do Rio vai muito além de um sonho.
“Quando a gente discute política, principalmente entre os jovens, a gente insere o jovem na política. E é isso que é preciso, porque a transformação vai vir dos jovens, são eles que vão estar no pode daqui a alguns anos. Então a gente precisa começar desde agora essa transformação”, concluiu Leonardo.
O jovem viaja na próxima segunda-feira, dia 19, e ficará uma semana trabalhando no Senado Federal. O professor Gustavo, que o orientou, irá acompanhá-lo.


IMPRIMIR | E-MAIL