Estudante de Vassouras representará o Rio de Janeiro no Senado Federal

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

Aluno foi selecionado no Programa Jovem Senador. Iniciativa reunirá 27 jovens do Brasil para uma semana de visitação e trabalho no Congresso

O estudante Leonardo da Silva Coelho, do Ciep 297- Padre Salésio Schimid, em Vassouras, Região Centro-Sul, foi selecionado para representar o estado do Rio de Janeiro no Programa Jovem Senador. O aluno passará uma semana em Brasília para conhecer o dia a dia do Senado Nacional e participar da elaboração de três novos projetos que serão submetidos a comissões para uma possível tramitação e aprovação.

No Programa Jovem Senador, o estudante competiu com cerca de 190 mil redações inscritas em todo o Brasil. O desafio foi elaborar um texto com o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”. Sob a orientação do professor de Língua Portuguesa, Gustavo do Vale Gomes, que vai acompanhar Leonardo nessa viagem, ele escreveu sobre "Justiça e Liberdade".

– Escolhi esse tema que fala de igualdade pensando que a gente vive em uma sociedade onde, diante da Lei, somos todos iguais – diz.

Sempre interessado em conhecer mais sobre o mundo parlamentar, Leonardo deseja se preparar para atuar politicamente, cursar Direito e fazer especialização em Gestão Pública e também em Economia. Em relação à viagem, ele conta que a expectativa para conhecer a capital brasileira e conviver com os colegas de outros estados é grande.

– Acho que vai ser uma semana muito importante para o meu aprendizado. Brasília é a “cidade das decisões” que regem a vida de todos os brasileiros – pontua.

Sobre o futuro, Leonardo é otimista. Ele acredita que a maior participação dos jovens tem a chance de fazer mudanças positivas na política. Ressalta que a convivência com outros estudantes desses projetos só fortalece os seus objetivos.

– Meu sonho é transformar e ajudar as pessoas. Quando algum pensamento de desistência passa pela minha cabeça, lembro que outros colegas também estão preocupados com o futuro do país. Isso me motiva. Vejo que não estou sozinho nessa, que tem mais gente que também acredita que pode fazer a diferença – comenta.

Aos 18 anos, não é a primeira vez que Leonardo participa de iniciativas que visam motivar a participação de jovens estudantes no processo legislativo do país. Ele foi eleito na última edição do Parlamento Juvenil, projeto realizado por meio de uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), e cumpre seus últimos meses de mandato representando o município de Vassouras.

 


IMPRIMIR | E-MAIL