Estudante de Vassouras representará o Rio de Janeiro no Senado Federal

Diário de Petrópolis - Web

Aluno foi selecionado no Programa Jovem Senador e viaja para Brasília na próxima segunda-feira, dia 19.


O estudante Leonardo da Silva Coelho, do Ciep 297- Padre Salésio Schimid, em Vassouras, Região Centro-Sul, foi selecionado para representar o estado do Rio de Janeiro no Programa Jovem Senador. Ele viaja na próxima segunda-feira, dia 19, e passará uma semana em Brasília para conhecer o dia a dia do Senado Nacional e participar da elaboração de três novos projetos que serão submetidos a comissões para uma possível tramitação e aprovação.

O Programa Jovem Senador reunirá 27 jovens de todo o Brasil. Leonardo da Silva Coelho competiu com cerca de 190 mil redações inscritas em todo o país. O desafio foi elaborar um texto com o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”. Sob a orientação do professor de Língua Portuguesa, Gustavo do Vale Gomes, que vai acompanhar Leonardo nessa viagem, ele escreveu sobre "Justiça e Liberdade".

– Escolhi esse tema que fala de igualdade pensando que a gente vive em uma sociedade onde, diante da Lei, somos todos iguais – diz.

Sempre interessado em conhecer mais sobre o mundo parlamentar, Leonardo deseja se preparar para atuar politicamente, cursar Direito e fazer especialização em Gestão Pública e também em Economia. Em relação à viagem, ele conta que a expectativa para conhecer a capital brasileira e conviver com os colegas de outros estados é grande.

– Acho que vai ser uma semana muito importante para o meu aprendizado. Brasília é a “cidade das decisões” que regem a vida de todos os brasileiros – pontua.

Sobre o futuro, Leonardo é otimista. Ele acredita que a maior participação dos jovens tem a chance de fazer mudanças positivas na política. Ressalta que a convivência com outros estudantes desses projetos só fortalece os seus objetivos.

– Meu sonho é transformar e ajudar as pessoas. Quando algum pensamento de desistência passa pela minha cabeça, lembro que outros colegas também estão preocupados com o futuro do país. Isso me motiva. Vejo que não estou sozinho nessa, que tem mais gente que também acredita que pode fazer a diferença – comenta.

Aos 18 anos, não é a primeira vez que Leonardo participa de iniciativas que visam motivar a participação de jovens estudantes no processo legislativo do país. Ele foi eleito na última edição do Parlamento Juvenil, projeto realizado por meio de uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), e cumpre seus últimos meses de mandato representando o município de Vassouras.


IMPRIMIR | E-MAIL