Aluna de escola pública de Manaus representa o AM no Jovem Senador 2018

Portal A crítica - Web

Uma aluna da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, localizada no bairro São Lázaro, na Zona Sul de Manaus, vai representar o Amazonas no projeto Jovem Senador 2018. A estudante do terceiro ano da instituição, Ana Beatriz Johnson Barros, de 16 anos, disputou o concurso de Redação Jovem Senador e garantiu a primeira colocação entre 12 mil concorrentes de outras escolas públicas do Estado. Na próxima semana, ela viaja para Brasília, onde terá uma experiência no Congresso Nacional.

O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília. O tema do concurso deste ano foi "A Constituição Cidadã 30 anos depois".

Sobre a preparação para participar do projeto, a estudante Ana Beatriz lembra que a instituição pública do Amazonas desenvolveu atividades com outros alunos para que o tema fosse bem esclarecido. Ela conta que o professor de Língua Portuguesa, Onison Carlos Lopes de Souza, realizou o trabalho de orientação para participação no concurso nacional.

"Primeiro, o professor começou trabalhando com toda a turma a redação dissertativa argumentativa. Depois, ele escolheu os alunos que tinham mais facilidade de escrever. Tivemos aula de história, com a temática da constituição e participamos de uma seleção, onde acabei ganhando destaque. Agora venci o concurso de forma regional e vou representar o meu Estado em Brasília. Estou muito feliz", afirmou Ana Beatriz.

A estudante viaja na próxima semana e ficará sete dias na capital do Distrito Federal. Ela comenta que está ansiosa para conhecer um dos centros do poder brasileiro. "Quero muito conhecer os representantes dos outros estados, porque estamos conversando pela internet. Estou ansiosa para debater os projetos, principalmente na área da educação", comentou a estudante.

Docente dedicado

O professor Onison, que orientou a aluna no Jovem Senador 2018, acompanhará a amazonense no Distrito Federal. Enquanto Ana estiver participando de atividades no Senado, o docente participará de mesas redondas sobre temas referentes à política e educação brasileira.

"A redação da Ana foi selecionada entre todas do Estado. Ela viaja na semana que vem e eu como orientador vou acompanhar. A aluna vai desenvolver ações como se fosse uma senadora, vai ocupar a cadeira referente ao Amazonas e debater projetos. Os representantes dos estados também precisarão escolher um presidente e os outros membros para compor a mesa do Senado Federal", explicou o professor.

Onison conta que a Escola Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro participou do concurso do Jovem Senador no ano passado, mas acabou ficando em segundo lugar. Este ano, com muita dedicação, o reconhecimento de muito trabalho foi decretado no dia 5 de outubro, data em que saiu o resultado do projeto.

"Conheço esse projeto desde ano passado. Na ocasião, ficamos na segunda colocação. Este ano, fizemos um intensivo, demos esclarecimentos e debatemos com os alunos o tema do concurso. Quando saiu o resultado, foi gratificante, porque desenvolvemos todas essas ações na escola. A comunidade escolar está muito feliz", completou Onison.

A redação de Ana Beatriz pode ser conferida na íntegra no site da edição do Jovem Senador 2018.


IMPRIMIR | E-MAIL