Guia para jornalistas

Prezado jornalista,

 
Preparamos um guia para ajudá-lo a navegar pelo Portal do Senado Federal, com links de acesso aos principais serviços e informações de interesse do seu trabalho.

Bom trabalho!

  
Assessoria de Imprensa do Senado Federal

 

AGENDA INSTITUCIONAL
Principais eventos institucionais da semana no Senado Federal

 
AGENDA LEGISLATIVA
Agenda diária e semanal do Plenário e das Comissões, com pauta completa.

 
ATIVIDADE LEGISLATIVA
Links para todas as páginas do processo legislativo; agenda do dia do Plenário e das comissões; agenda dos Conselhos; tramitação de proposições; resenhas e relatórios; consolidações temáticas; e banco de questões de ordem.
 

Diarios

DIÁRIO DO SENADO E DO CONGRESSO NACIONAL
Versão eletrônica do Diário do Senado Federal e do Diário do Congresso Nacional.
 
DISCURSOS DOS SENADORES
Banco de dados com discursos, falas e questões de ordem em sessões do Senado Federal e do Congresso Nacional.
 
e-CIDADANIA
Espaço institucional online de participação política para o cidadão colaborar com o processo de atuação parlamentar e legislativa do Senado Federal, em três dimensões: fiscalizadora, legislativa e de representação da sociedade.
 
IDENTIDADE VISUAL
Diretrizes e orientações para a aplicação da marca do Senado Federal em suas diversas expressões visuais. Logomarcas paa download.
Legislação.pngLEGISLAÇÃO

Página de consulta à base completa da legislação federal. Inclui a Constituição Federal, o Regimento Interno do Senado, o Regimento Comum e as Medidas Provisórias.

Veja também o portal normas.leg.br que apresenta a evolução das normas legais brasileiras

  


MAILING
Link para informações sobre formas de receber informações destinadas a profisssionais de imprensa.
 
NOTAS FISCAIS
Tutorial para localizar as notas fiscais dos gastos dos senadores com a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar dos Senadores - CEAPS.
 
OrçamentoORÇAMENTO DA UNIÃO
Informações sobre o processo orçamentário, acompanhamento da elaboração e execução das leis orçamentárias, consulta às emendas parlamentares, transferências para estados, municípios e entidades privadas e um amplo banco de dados sobre as leis orçamentárias (SIGA Brasil).
 
PERGUNTAS FREQUENTES
Perguntas e respostas sobre nformações gerais (administração, funcionamento do Senado Federal, gestão de pessoas, acesso à informaão, etc...) podem ser encontradas nesta seção do Portal da Transparência.

 
PESQUISAS E ENQUETES
Enquetes mais recentes e e acesso a todas as pesquisas do “DataSenado”.

 
POLÍTICA DE USO
Informações sobre a reprodução de conteúdos produzidos pelos veículos de comunicação do Senado Federal
Portal da TransparênciaPORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Informações públicas, com destaque para aquelas pertinentes à gestão administrativa do Senado Federal: licitações, contratos, recursos humanos, despesas, auditorias, relatórios de controle interno, entre outras. Inclui ferramentas para o exercício da cidadania e da participação popular.
 
PORTAL DO CONGRESSO NACIONAL
Agenda do Congresso Nacional, informações sobre matérias orçamentárias, medidas provisórias e outros temas afetos às duas Casas do Poder Legislativo.
 
Presença do senadoresPRESENÇA DOS SENADORES
Tutorial para verificação da assiduidade e licença dos parlamentares.

 
PublicaçõesPUBLICAÇÕES
Link para os textos publicados pelo Senado Federal, como estudos, anais, Diários Oficiais e revistas. Acesso à Livraria Virtual, com o catálogo completo das edições feitas pela Casa.
 
REGULAMENTO ADMINISTRATIVO DO SENADO FEDERAL
Normas complementares ao regime jurídico dos servidores, estrutura organizacional, competência das unidades e outras matérias administrativas.
 
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Link para os principais serviços oferecidos pela Secretaria de Comunicação Social, notícias e programas dos veículos de comunicação, redes sociais. Como baixar vídeos, áudios e fotografias.

 
SF informações geraisSENADO FEDERAL - informações gerais
Principais informações sobre a história, a composição e as atribuições do Senado Federal. Inclui ferramenta de visita virtual.
 
SENADORES
Informações sobre os parlamentares da legislatura atual e das anteriores, com links para as páginas institucionais e pessoais dos(as) e senadores(as).

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid