Gleisi diz que anúncio de Temer não livra servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/03/2017, 17h00

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) acusou nesta quarta-feira (22) em Plenário o presidente da República, Michel Temer, de "golpear" os servidores públicos estaduais e municipais ao anunciar que eles não serão afetados pela reforma da Previdência, em análise do Congresso Nacional. Gleisi Hoffmann disse que o anúncio de Temer é uma tentativa de enganar os servidores.

Ela observou que 3.533 municípios não têm regime próprio de previdência. Por isso, nessas localidades, o que vale é a lei federal, que poderá mudar com a reforma. E isso, afirmou Gleisi Hoffmann, esvazia o anúncio do governo.

E, mesmo nos 2.037 municípios com regime previdenciário próprio, a medida de Temer não terá os efeitos que ele disse, porque também nessas localidades a situação de alguns servidores é regida por lei federal. Para Gleisi Hoffmann, o que Temer quer, com o anúncio, é enfraquecer e dividir a mobilização social contra o projeto que retira direitos dos trabalhadores e aposentados.

Além disso, a senadora disse que Temer pretende transferir para os governadores e prefeitos o ônus de realizar as mudanças nos estados e municípios.

— É bom que todos os trabalhadores e servidores públicos federais, estaduais e municipais continuem alertas contra essa manobra e continuem unidos contra a reforma da previdência, uma luta de todos — advertiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)