Humberto Costa celebra os dez anos da Lei Maria da Penha

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/08/2016, 16h53

Humberto Costa (PT-PE) destacou os dez anos de promulgação da lei Maria da Penha, que classificou como um marco contra a violência de gênero no país e o primeiro passo para mudar a realidade, ao definir os parâmetros para o combate à violência doméstica.

O senador lembrou que a lei nasceu da luta de muitas mulheres ao longo dos tempos e acabou simbolizada pela história de uma delas. Ainda assim, Humberto Costa advertiu que o problema está longe de acabar e citou dados segundo os quais o Brasil tem a quinta maior taxa de homicídios no mundo. A cada hora e meia uma mulher brasileira é assassinada.

Humberto Costa defendeu proposta apresentada por ele, e que está em tramitação no Senado, para assegurar apoio financeiro temporário às mulheres vítimas de violência doméstica, já que muitas são dependentes financeiramente do agressor.

Apesar de a lei estimular as mulheres a fazerem denúncias, como as quase 20 mil registradas nos três primeiros meses deste ano, o parlamentar apontou problemas como a falta de estrutura das delegacias. Ele cobrou mais políticas públicas para enfrentar o problema e uma mudança de mentalidade.

— Combater essa violência deve ser uma tarefa diária, ininterrupta. Uma pauta sempre presente no quotidiano de todos os brasileiros. É necessário ampliar essa luta e integrá-la a outras relativas à mulher, à sua participação no mercado de trabalho, à valorização do seu papel na sociedade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)