Renan Calheiros: 'Senado é solução para a crise e não parte dela'

Da Redação | 07/06/2016, 16h35

O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse nesta terça-feira (7) que prefere evitar criar polêmica entre Poderes da República. Ele afirmou que aguardará a manifestação da Superior Tribunal Federal (STF) sobre os pedidos de prisão contra ele, contra o ex-presidente da República e ex-senador José Sarney (PMDB-AP) e contra o senador Romero Jucá (PMDB-RR), feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por suposta tentativa de obstrução da operação Lava Jato.

Renan Calheiros declarou que "o Senado não é parte da crise que afeta o país nos últimos meses".

— Eu queria repetir, mais do que nunca, o Senado é solução, não é parte da crise. Nós não vamos exacerbar dos nossos limites. Não é hora de aumentar a temperatura institucional. O Senado não vai extrapolar a sua competência, seu limite. O Senado não é parte da crise, o Senado será a solução da crise — declarou.

Renan Calheiros também afirmou que a nota pública divulgada por sua assessoria na manhã desta terça-feira seria “autoexplicativa”.

— Toda a vez que há exagero, extravagância, excesso, desproporcionalidade, expressões como democracia, Constituição, democracia, liberdade de expressão, liberdade de opinião, presunção de inocência perde prestígio. E nós não vamos colaborar com isso — completou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)