CCJ aprova proposta que regulamenta a política de cotas — Rádio Senado

CCJ aprova proposta que regulamenta a política de cotas

A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU HOJE PROPOSTA QUE REGULAMENTA A CHAMADA “POLÍTICA DE COTAS”. 

O TEXTO RESERVA METADE DAS VAGAS NAS UNIVERSIDADES E ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS, DE BAIXA RENDA, NEGROS, PARDOS E ÍNDIOS. A PROPOSTA VAI SER ANALISADA AINDA PELAS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO E DE DIREITOS HUMANOS. A REPORTAGEM É DE GEORGE CARDIM. 

(Repórter) O relatório da senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, destina 50% das vagas nas universidades federais e escolas técnicas para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A iniciativa também beneficia estudantes de baixa renda, além de negros, pardos e indígenas, de acordo com a proporção destes grupos em cada Estado. Ana Rita explicou que a matéria já aprovada pela Câmara tem o apoio do governo. Ela defendeu a adoção das chamadas cotas raciais e disse que as ações afirmativas buscam ampliar o acesso ao ensino e ajudam a combater a discriminação e a pobreza. 

(Ana Rita) “Ele assegura além das cotas sociais faz um ajuste para garantir as cotas raciais em função de que vivemos em uma sociedade em que a população negra tem mais problemas de acesso ao ensino do que a população branca, fruto de um processo histórico de discriminação que existe em nossa sociedade”.
06/06/2012, 07h30 - ATUALIZADO EM 06/06/2012, 07h30
Duração de áudio: 09:50
Ao vivo
00:0000:00