'Voa Brasil' vai contemplar aposentados e pensionistas do INSS
A primeira fase do programa "Voa Brasil" foi lançada na última quarta-feira (24). Aposentados do INSS poderão compara passagens aéreas por até R$ 200 o trecho, desde que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. O programa foi anunciado aos senadores em abril de 2023, pelo então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, durante audiência das comissões de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional e Turismo.
Transcrição
APÓS MAIS DE UM ANO DE EXPECTATIVA, O PROGRAMA "VOA BRASIL" FOI LANÇADO NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA, 24 DE JULHO.
A PRIMEIRA FASE CONTEMPLA APOSENTADOS DO INSS, QUE PODERÃO COMPRAR PASSAGENS AÉREAS MAIS BARATAS. REPÓRTER MARINA DANTAS:
Foi lançado, oficialmente, o programa de inclusão social na aviação "Voa Brasil", que dá direito à compra de passagens aéreas por até 200 reais o trecho, mais a taxa de embarque. Nesta primeira fase, serão contemplados os aposentados do INSS, independente da faixa de renda. Eles poderão adquirir até dois bilhetes por ano, desde que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. Três milhões de tíquetes estarão à venda nesta primeira etapa e, segundo o secretário nacional de Aviação Civil do ministério dos Portos e Aeroportos, Tomé Franca, na segunda fase, prevista para 2025, os beneficiários serão os estudantes:
(Tomé Franca) "A primeira fase do programa é para os aposentados do INSS, mas já estamos trabalhando para uma segunda fase do Voa Brasil que vai alcançar os estudantes do FIES e do PROUNI. A nossa intenção é que no primeiro semestre de 2025 nós tenhamos os estudantes também no Voa Brasil."
O programa "Voa Brasil" foi anunciado aos senadores em abril de 2023, pelo então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, durante uma audiência conjunta das comissões de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional e Turismo. O lançamento oficial, no entanto, aconteceu nesta quarta, 24 de julho de 2024.
O canal oficial de compra das passagens é o gov.br/voabrasil. Sob supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Marina Dantas.