Sistema Único de Segurança Pública pode ser votado na CCJ na semana que vem, adianta Eunício
A Comissão de Constituição e Justiça pode votar no próximo dia 09 o projeto que cria o Sistema Único de Segurança Pública e a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Proposto pelo governo federal, o texto prevê, entre outros pontos, a integração dos diversos órgãos de segurança, como as polícias federal, civil, militar, rodoviária, ferroviária e os bombeiros.
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA PODE COMEÇAR A EXAMINAR NA SEMANA QUE VEM O PROJETO QUE PODE DAR MAIS EFICIÊNCIA À SEGURANÇA PÚBLICA.
LOC: A EXPECTATIVA É DO PRESIDENTE DO SENADO, EUNÍCIO OLIVEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.
TÉC: O projeto, em exame na Comissão de Constituição e Justiça, cria o Sistema Único de Segurança Pública e a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Entre as ideias da proposta, estão a unificação dos conteúdos dos cursos de formação dos policiais, o compartilhamento de informações e o intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, informou que o relator da proposta na CCJ, Antônio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, tem dado plantão para agilizar a análise do texto. Há, inclusive, segundo Eunício, a possibilidade de a votação na CCJ acontecer na quarta-feira que vem.
(Eunício Oliveira) Claro que nós vamos apressar o máximo possível pela importância que tem essa matéria, mas é necessário um mínimo de debate. Um mínimo de discussão em relação a uma matéria importante como essa, que é o sistema unificado. Vamos unificar todos os sistemas de segurança pública no Brasil. Não é uma coisa fácil.
(LB) O Sistema Único de Segurança Pública prevê também a integração dos diversos órgãos de segurança, como as polícias federal, civil, militar, rodoviária, ferroviária e os bombeiros. Caberá ao Ministério Extraordinário de Segurança Pública coordenar esse sistema.