Sistema Único de Segurança Pública pode ser votado na CCJ na semana que vem, adianta Eunício — Rádio Senado
Comissões

Sistema Único de Segurança Pública pode ser votado na CCJ na semana que vem, adianta Eunício

A Comissão de Constituição e Justiça pode votar no próximo dia 09 o projeto que cria o Sistema Único de Segurança Pública e a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Proposto pelo governo federal, o texto prevê, entre outros pontos, a integração dos diversos órgãos de segurança, como as polícias federal, civil, militar, rodoviária, ferroviária e os bombeiros.

03/05/2018, 18h18 - ATUALIZADO EM 03/05/2018, 18h18
Duração de áudio: 01:21
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião deliberativa com 26 itens na pauta. Entre eles, o PLS 157/2016, que aumenta a pena para fuga de prisão com uso de violência. 

À mesa, presidente em exercício da CCJ, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). 

Participam: 
senador Acir Gurgacz (PDT-RO); 
senador Lasier Martins (PSD-RS); 
senadora Ana Amélia (PP-RS); 
senador Armando Monteiro (PTB-PE).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA PODE COMEÇAR A EXAMINAR NA SEMANA QUE VEM O PROJETO QUE PODE DAR MAIS EFICIÊNCIA À SEGURANÇA PÚBLICA. LOC: A EXPECTATIVA É DO PRESIDENTE DO SENADO, EUNÍCIO OLIVEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI. TÉC: O projeto, em exame na Comissão de Constituição e Justiça, cria o Sistema Único de Segurança Pública e a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Entre as ideias da proposta, estão a unificação dos conteúdos dos cursos de formação dos policiais, o compartilhamento de informações e o intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, informou que o relator da proposta na CCJ, Antônio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, tem dado plantão para agilizar a análise do texto. Há, inclusive, segundo Eunício, a possibilidade de a votação na CCJ acontecer na quarta-feira que vem. (Eunício Oliveira) Claro que nós vamos apressar o máximo possível pela importância que tem essa matéria, mas é necessário um mínimo de debate. Um mínimo de discussão em relação a uma matéria importante como essa, que é o sistema unificado. Vamos unificar todos os sistemas de segurança pública no Brasil. Não é uma coisa fácil. (LB) O Sistema Único de Segurança Pública prevê também a integração dos diversos órgãos de segurança, como as polícias federal, civil, militar, rodoviária, ferroviária e os bombeiros. Caberá ao Ministério Extraordinário de Segurança Pública coordenar esse sistema.

Ao vivo
00:0000:00