Bancada do PMDB vai discutir segurança pública com ministro da Justiça
Transcrição
LOC: BANCADA DO PMDB RECEBERÁ NA QUARTA-FEIRA MINISTRO DA JUSTIÇA E SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA DISCUTIR SEGURANÇA PÚBLICA.
LOC: LÍDER DO PARTIDO ANTECIPOU QUE COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DEVERÁ VOTAR TRÊS PROJETOS QUE VÃO DIRETO PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
TÉC: Em um almoço marcado para quarta-feira, os senadores do PMDB vão discutir o tema da violência com o ministro da Justiça, Torquato Jardim, e o secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Alberto Cruz. Segundo o líder do PMDB, senador Raimundo Lira da Paraíba, a bancada deseja um relato sobre a situação de todo o País até para acolher sugestões sobre projetos que poderão ser votados.
(Raimundo) Vamos tomar conhecimento exatamente do que está acontecendo na segurança nacional além daquilo que já conhecemos através da imprensa. E, possivelmente, poderemos aqui, a bancada do PMDB, fazer alguns projetos interessantes na área.
REP: Raimundo criticou o Código Penal ao afirmar que a atual legislação estimula a prática de crimes. Ele acredita que mudanças poderão conter a criminalidade com punições mais rigorosas como ocorre nos países mais desenvolvidos. Raimundo Lira citou que a Comissão de Constituição e Justiça já poderá votar três projetos de autoria dele na área de segurança pública. Um deles aumenta a pena para crimes cometidos com armas brancas, a exemplo de facas e peixeiras. O senador explicou, no entanto, que os trabalhadores não precisam se preocupar com o projeto.
(Raimundo) Mas é importante tranquilizar a população que a arma branca como instrumento de trabalho: a peixeira do açougueiro, a faca do artesão, as ferramentas de trabalho dos agricultores, no caso a roçadeira, a foice, a enxada e machado, isso são ferramentas de trabalho.
REP: Os outros dois projetos aumentam a pena para quem usar menores de idade em delitos e para quem cometer crimes em situação de tocaia ou perto de escolas. Da Rádio Senado, Hérica Christian.