Senado realiza debate sobre direito ambiental e direitos humanos — Rádio Senado
Plenário

Senado realiza debate sobre direito ambiental e direitos humanos

No Dia Internacional da Biodiversidade, o Senado inicia debates sobre direito ambiental e direitos humanos em seminário com especialistas de diversos países. Questões como o papel do estado no cumprimento das normas constitucionais e o meio ambiente como direito fundamental foram debatidas.

O vice-presidente do Senado, senador Cássio Cunha Lima (PSDB – PB), lembrou que além de a Constituição de 88 garantir os pilares do direito ambiental no Brasil, o Congresso ainda se preocupa constantemente com as questões ambientais, por meio dos trabalhos das comissões de Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas.

22/05/2017, 13h52 - ATUALIZADO EM 22/05/2017, 14h03
Duração de áudio: 02:14
Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA) e a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional, promovem um Colóquio Judicial para a América Latina e o Caribe sobre Constituições, Ambiente e Direitos Humanos.

Mesa:
presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), 
juiz Roberto Veloso;
relator especial da Organização das Nações Unidas  (ONU) sobre Direitos Humanos e Meio Ambiente, John Knox;
ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Herman Benjamin;
vice presidente do Senado Federal, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB);
presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional, senador Jorge Viana (PT-AC);
presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme Martins de Oliveira Neto.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: NO DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE, SENADO INICIA DEBATES SOBRE DIREITO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS EM SEMINÁRIO COM ESPECIALISTAS DE DIVERSOS PAÍSES. LOC: QUESTÕES COMO O PAPEL DO ESTADO NO CUMPRIMENTO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS E O MEIO AMBIENTE COMO DIREITO FUNDAMENTAL FORAM DEBATIDAS. REPÓRTER PAULA GROBA. (Repórter) A proteção do meio ambiente está diretamente ligada ao acesso da população aos seus direitos humanos: direito à saúde, alimentação, bem-estar. Mas como aliar o desenvolvimento dos países à proteção desses direitos? Essas e outras questões foram tratadas durante a abertura do seminário Constituição, Ambiente e Direitos Humanos. O vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima, lembrou que além de a Constituição de 88 garantir os pilares do direito ambiental no Brasil, o Congresso ainda se preocupa constantemente com as questões ambientais, por meio dos trabalhos das comissões de Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas. Entretanto, segundo ele, o país ainda sofre com os efeitos da degradação ambiental. (Cássio Cunha Lima) Há milhões de vozes na minha região que apelam por cuidados e por ajuda. Vozes com sede de água e de cuidado que vem da mata branca: Caatinga exatamente o mais esquecido dos biomas brasileiros. (Repórter) Para o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin, a legislação brasileira é avançada em relação aos demais países. Mas ainda é necessário um conhecimento vasto por parte dos magistrados sobre a perspectiva ecológica. (Herman Benjamin) Essa é uma disciplina jurídica dos últimos 20, 30 anos, extremamente complexa, extremamente inovadora. E daí a urgência de realizar cursos, de criar varas especializadas em questões ambientais. (Repórter) Já o presidente da comissão Mista de Mudanças Climáticas, Jorge Viana, do PT do Acre, lembrou dos desafios das nações entre aliar o desenvolvimento de novas práticas de consumo à preservação da biodiversidade. (Jorge Viana) O crescimento populacional é tremendo, os modelos que implementamos são absolutamente insustentáveis, o risco de mudanças no clima é atual, presente e grave. (Repórter) Na visão do relator da ONU sobre Direitos Humanos e Meio Ambiente, John Knox, o dano ambiental interfere diretamente na capacidade de uso social dos direitos e o Estado tem obrigação de cumprir as normas para assegurar a conservação e o consequente acesso aos direitos humanos.

Ao vivo
00:0000:00