CAE aprova obrigatoriedade de freio ABS para todos os veículos automotores do país — Rádio Senado
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CAE aprova obrigatoriedade de freio ABS para todos os veículos automotores do país

17/05/2016, 13h28 - ATUALIZADO EM 17/05/2016, 13h28
Duração de áudio: 01:20
Geraldo Magela / Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU A OBRIGATORIEDADE DO SISTEMA DE FREIO “A-B-S” PARA TODOS OS VEÍCULOS AUTOMOTORES DO PAÍS, INCLUSIVE AS MOTOCICLETAS. LOC: A EXCEÇÃO É PARA MOTOS DE BAIXA POTÊNCIA, QUE PODERIAM UTILIZAR O SISTEMA C-B-S, QUE CONTROLA A PROPORÇÃO DA FRENAGEM ENTRE AS RODAS DIANTEIRA E TRASEIRA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. TÉC: Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito já determinou a obrigatoriedade do sistema ABS em carros e motos. O projeto dá força de lei a essa medida e deixa a cargo do Contran como e quando a regra entra em vigor. No caso de automóveis, caminhonetes, ônibus e caminhões, a obrigatoriedade já vale desde 2014. Para as motocicletas, triciclos e quadriciclos será a partir de 2019. Tanto o projeto quanto a resolução do Contran preveem que no caso das motos com menos de trezentas cilindradas ou elétricas com potência inferior a 22 quilowatts, os fabricantes podem incluir sistemas de frenagem combinada das rodas – CBS - em vez de ABS, que é o sistema antitravamento. Para o senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, a sociedade ganha com essas normas. (WELLINGTON) A imposição da instalação de um sistema que melhore a eficiência da frenagem dos veículos contribuirá para o aumento da segurança no trânsito. Do ponto de vista do orçamento público, isso se traduz em menor pressão sobre o aumento dos custos do Sistema Único de Saúde (SUS), que realiza boa parte dos tratamentos de emergência das vítimas de colisões no trânsito. (REP): O projeto segue para a análise da Comissão de Constituição e Justiça. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 195, de 2012

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