Projeto regulamenta profissão de educador social — Rádio Senado

Projeto regulamenta profissão de educador social

LOC: PROJETO DE LEI REGULAMENTA A PROFISSÃO DE EDUCADOR SOCIAL 

LOC: APRESENTADO PELO SENADOR TELMÁRIO MOTA, O PLS 328 DE 2015 PRETENDE ABRIR ESPAÇO PARA ESSA ÁREA PROFISSIONAL. REPÓRTER HEBERT MADEIRA 

TEC: Com o objetivo de incentivar o trabalho dos educadores sociais, o senador Telmário Mota, do PDT de Roraima, apresentou um projeto de lei (PLS 328 de 2015) que regulamenta a profissão. Atualmente, já existem vagas em concursos públicos e ações que definem e visam o reconhecimento nesta área, mas o projeto pretende ir além. Visa ampliar a criação de cargos públicos bem como garantir a definição de planos de remuneração e carreira. O senador salienta que, hoje, países como Canadá e França têm espaço dedicado a esta categoria, que busca uma integração maior com a sociedade e a família. Para Telmário Mota, esse profissional tem uma relação educativa que se estende para além da sala de aula e da grade curricular. 

(Telmário) Ele é aquele educador que vai estar mais envolvido, focando no aluno, envolvendo a família, vendo a situação social do aluno, buscando o equilíbrio para que ele não tenha aí as evasões, para que ele realmente equacione as problemáticas que tem dentro da casa, do lado dele, da vida social em que vive, para não trazer nem para dentro da escola e nem levar para casa dele. 

(Rep) A proposta prevê como atribuições do educador social a promoção dos direitos humanos e da cidadania, da educação ambiental, das pessoas em situação de risco, vulnerabilidade social e minorias. Telmário Mota observa que o aluno, muitas vezes, frequenta a escola apenas para ser aprovado, e não para aprender. O tratamento mais específico e individualizado pode, entre os benefícios, diminuir o índice de violência entre jovens, solução que ele afirma estar na educação. A matéria está na Comissão de Constituição e Justiça onde aguarda análise.
02/06/2015, 06h03 - ATUALIZADO EM 02/06/2015, 06h03
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00