Uso de armas brancas pode ser considerado crime — Rádio Senado

Uso de armas brancas pode ser considerado crime

LOC: USO DE ARMAS BRANCAS PODE SER CONSIDERADO CRIME 

LOC: PROJETO DO SENADOR RAIMUNDO DE LIRA, DO PMDB DA PARAÍBA, PREVÊ PENA DE TRÊS ANOS DE DETENÇÃO E MULTA PARA QUEM USAR MACHADOS, FACAS E CANIVETES. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) A sequência de crimes cometidos com as chamadas armas brancas no Rio de Janeiro, como o assassinato a facadas do médico Jaime Gold, enquanto andava de bicicleta na Lagoa Rodrigo de Freitas, levou o senador Raimundo Lira, do PMDB da Paraíba, a apresentar um projeto de lei para mudar a legislação. A proposta torna crime o porte de machados, facas, canivetes e outros objetos perfurocortantes quando usados para praticar algum delito. Raimundo Lira lembra que, por conta do Estatuto do Desarmamento, que veda o porte de armas de fogo na maioria dos casos, a utilização dessas armas por criminosos tem sido crescente 

(Raimundo Lira) Os bandidos passaram a usar arma branca para cometer crimes. Foi amplamente divulgado pela imprensa a serie de dezenas de delitos ocorridos na segunda quinzena de maio aqui no Rio de Janeiro. Então, isso mostra que os bandidos são muitos perversos, eles banalizaram o crime. Então é preciso punição mais forte, que a lei passe a ser um fator inibidor do crime. 

(Repórter) Pelo projeto, a pena para quem for pego praticando crimes com objetos cortantes ou perfurantes será de três anos de detenção e multa. Já o uso de armas brancas para o trabalho ou artesanato está liberado. Raimundo Lira ressalta que a ideia é impedir que essa prática criminosa se torne comum. 

(Raimundo Lira) A nossa intenção é evitar que esse tipo de crime com arma branca ele se alastre pelo país a fora. Ele está restrito no momento no Rio de Janeiro, com pouca incidência em outras capitais, e nós queremos que ele seja reduzido e não cresça numa medida que comprometa mais ainda a segurança das nossas famílias e da sociedade brasileira. 

(Repórter) Uma outra proposta, do senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, prevê o crime de porte de arma branca com agravante em casos cometidos com violência ou ameaça a vida com pena de um a seis meses. Os dois projetos estão em análise na Comissão de Constituição e Justiça.

PLS 320/2015 (Raimundo Lira) 

PLS 311/2015 (Romero Jucá)
01/06/2015, 08h29 - ATUALIZADO EM 01/06/2015, 08h29
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00