Senador defende criação de comissão de segurança pública — Rádio Senado

Senador defende criação de comissão de segurança pública

LOC: SENADOR ROBERTO ROCHA QUER A CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA  

LOC: A COMISSÃO DEVE TRATAR DE TEMAS QUE ANTES ERAM VISTOS PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA. REPÓRTER HEBERT MADEIRA  

TÉC: A criação de uma comissão de Segurança Pública foi proposta pelo senador Roberto Rocha, do PSB do Maranhão. O objetivo é tratar o assunto de maneira mais detalhada e reunir os projetos em análise na casa sobre o assunto. Temas como segurança pública, direito penal, penitenciário e políticas de drogas serão analisados de forma mais específica. Estes assuntos, hoje, são discutidos pelas comissões de Assuntos Sociais e de Constituição e Justiça. 

(Roberto) Uma proposta simples para algo que deveria estar existindo no Senado desde sempre, porque tem mais mobilidade, tem mais estrutura, mais apoio, inclusive financeiro, para viajar as diversas regiões do Brasil para discutir com governadores, com entidades, com a sociedade. 

(Repórter) Roberto Rocha informa que atualmente, a Comissão de Assuntos Sociais cuida da questão das drogas no que diz respeito ao usuário, que é um problema de saúde. Mas não há comissão permanente com relação ao traficante, um problema de segurança. Ele lembra que existe uma subcomissão sobre o assunto na CCJ, mas ainda não foi instalada. Ele acredita que com uma comissão permanente ligada à mesa diretora, o processo fluirá de forma mais prática. 

(Roberto) Muitas vezes, falta fórum para as comissões, imagine para uma subcomissão, composta apenas de senadores. Uma subcomissão ligada a uma comissão já existente, fica muito dependente, e vai ter dificuldade de criar bons resultados. 

(Repórter) Uma decisão votada na subcomissão teria de passar pela comissão antes de ir para o plenário, o que tornaria o trabalho exaustivo. O senador enfatiza que o objetivo é tornar o caminho mais direto.
14/05/2015, 03h00 - ATUALIZADO EM 14/05/2015, 03h00
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00