Boletim.leg - Edição das 22h
Com LDO aprovada, Congresso se prepara para fechar números do orçamento para 2026. Senador propõe reabertura de manicômios judiciais.

Transcrição
COM LDO APROVADA, CONGRESSO SE PREPARA PARA FECHAR NÚMEROS DO ORÇAMENTO PARA O ANO QUE VEM
O Executivo projeta o crescimento do PIB de 2,5% em 2026, uma inflação de 3,5% e a taxa selic em aproximadamente 12,5%.
SENADOR PROPÕE REABERTURA DE MANICÔMIOS JUDICIAIS
... EU SOU REGINA PINHEIRO E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
O CONGRESSO NACIONAL APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA A PROPOSTA DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DE 2026, QUE DEFINE REGRAS QUE VÃO ORIENTAR A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DO ANO QUE VEM. REPÓRTER ALEXANDRE CAMPOS.
O Executivo projeta o crescimento do PIB de 2,5% em 2026, uma inflação de 3,5% e a taxa selic em aproximadamente 12,5%. A previsão inicial do salário mínimo era de mil, seiscentos e trinta reais, mas o próprio governo já anunciou uma redução para mil, seiscentos e vinte e sete reais.
Na execução do orçamento, o Executivo deverá pagar até 30 de junho o valor correspondente a 65% das transferências especiais, conhecidas como emendas PIX, e das emendas parlamentares destinadas a ações de saúde.
Presidente da Comissão Mista de Orçamento, o senador Efraim Filho, do União da Paraíba, acredita que a definição desse calendário, além de priorizar a área de saúde, vai dar mais transparência à medida.
. Se acaba aquela fama de tomar lá da cá pra aprovar projetos em troca de apoio de emendas, isso reforça a pulsão de autonomia e de independência do Parlamento e acredito que foi uma grande conquista.
O texto segue para sanção presidencial.
OS CHAMADOS MANICÔMIOS JUDICIÁRIOS FECHADOS POR DECISÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA DE 2023 PODEM SER REABERTOS, SEGUNDO PROPOSTA DO SENADO. QUEM TRAZ OS DETALHES É A REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
A morte do jovem Gerson Machado, que entrou na jaula de uma leoa no zoológico de João Pessoa, na Paraíba, motivou o líder do PL, senador Carlos Portinho, do Rio de Janeiro, a pedir a votação imediata de um projeto para a retomada dos chamados manicômios judiciários.
Em 2023, o Conselho Nacional de Justiça determinou o fechamento destas unidades.
Carlos Portinho considera absurda a decisão do CNJ.
O CNJ é responsável por essa morte, que foi uma decisão equivocada dele muito criticada à época e até hoje por psicólogos, psiquiatras também criticaram porque o Estado tem que dar o amparo, o tratamento, o direito à saúde e a condicional.
O projeto também define prazos mínimos de internação de acordo com o tipo de crime cometido e permite que o juiz a decrete com base na garantia da ordem pública.
O líder do PT, senador Rogério Carvalho, de Sergipe, é contrário à volta dos manicômios judiciários.
Eu não estou dizendo aqui que não poderia ser evitado, poderia, se nós estivéssemos fazendo investimento no lugar certo e tratando doença mental como doença crônica de reabilitação permanente. E não com discurso fácil de voltar a algo que a gente já passou a limpo neste país,
O projeto está na Comissão de Segurança Pública.
AS CONVOCAÇÕES DO FILHO DO PRESIDENTE LULA E DO ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO FORAM REJEITADAS NA CPMI DO INSS. REPÓRTER PEDRO PINCER
O deputado Paulo Pimenta, do PT do Rio Grande do Sul, afirmou que o pedido de convocação estava fora de propósito.
Eu desafio que me mostrem qualquer documento, qualquer prova de que o Sr. Fábio tenha recebido qualquer centavo relativo a algum assunto que diga respeito a desconto associativo, a INSS ou qualquer outro assunto.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado pelo presidente Lula a uma vaga no Supremo Tribunal Federal era alvo de uma série de pedidos de convocação apresentados por parlamentares da oposição. O senador Rogério Marinho, do PL do Rio Grande do Norte, disse que ele precisaria explicar a ordem de investigação contra apenas parte das entidades com Acordos de Cooperação Técnica ativos com o INSS.
E eu quero que o Sr. Messias tenha a oportunidade de, aqui vindo, dizer quais são os motivos que ele teve de não agir, de se omitir
O colegiado também rejeitou requerimentos para ouvir representantes do banco Santander, C6 e Crefisa. Já o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, deve falar na retomada dos trabalhos em 2026.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

