Armas de fogo podem ganhar chip para dificultar adulteração — Rádio Senado

Armas de fogo podem ganhar chip para dificultar adulteração

LOC: ARMAS DE FOGO PODEM GANHAR CHIP PARA DIFICULTAR A ADULTERAÇÃO E FACILITARA IDENTIFICAÇÃO. 

LOC: PROPOSTA DO SENADOR VALDIR RAUPP, DO PMDB DE RONDÔNIA, COM ESTE OBJETIVO ESTÁ EM ANÁLISE NA CCJ. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

TÉC: De acordo com dados do Sistema Nacional de Armas, em 2010 o Brasil tinha mais de 16 milhões de armas de fogo. Deste total, 14 milhões estão com a sociedade civil, e mais da metade são ilegais. Para dificultar adulterações do número de identificação e os que tentam burlar o controle do Estado sobre a circulação de armas de fogo, projeto do senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, prevê a instalação de chips eletrônicos na parte interna do armamento. O dispositivo deve conter todas as informações sobre a arma, além da identificação do órgão público a qual está vinculada e os dados do proprietário atual e dos anteriores. O projeto altera o Estatuto do Desarmamento, que estabelece pena de três a seis anos de prisão, além de multa para quem alterar a numeração da arma. Mas, para Valdir Raupp, a legislação atual não impede que os criminosos adulterem com facilidade o dispositivo. 

(Raupp) A numeração fora os bandidos acabam roubando as armas, lixam o número e a arma fica sem identificação nenhuma. Se a numeração for por dentro do cano, então seria uma coisa importante, porque além de dificultar que essa numeração seja raspada, perderia completamente a eficácia da arma. Eu já discutir isso com algumas autoridades, inclusive com delegados da Policia Federal. 

(Repórter) O senador apresentou projeto sobre o mesmo tema em 2006, que previa que as armas deveriam ter o número de série gravado na superfície interna e externa do equipamento. O texto acabou arquivado no ano passado devido ao fim da legislatura. A nova proposta foi apresentada no início de março e está em análise na Comissão de Constituição e Justiça.

PlS 60/2015
06/03/2015, 07h04 - ATUALIZADO EM 06/03/2015, 07h04
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00