CCJ aprova Estatuto Geral das Guardas Municipais — Rádio Senado

CCJ aprova Estatuto Geral das Guardas Municipais

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou relatório da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) favorável ao Projeto de Lei da Câmara 39/14, que cria o Estatuto Geral das Guardas Municipais. A proposta dá às Guardas Municipais a função de proteção municipal preventiva, inibindo e coibindo infrações contra bens e instalações públicas, além de definir sua atuação na pacificação de conflitos, protegendo o cidadão no exercício da cidadania.

A senadora Gleisi Hoffmann lembrou que a proposta, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá e já a aprovada na Câmara dos Deputados, tramita desde 2003 no Congresso. A intenção é regulamentar o trabalho da Guarda, criada pela Constituição. O projeto atribui ao integrante da Guarda Municipal porte de arma e o direito à estruturação em carreira única, com progressão funcional. Além disso, determina que os profissionais deverão utilizar uniformes e equipamentos padronizados, mas diferenciados das forças militares.

Além de proteger os bens e instalações públicos, a Guarda Municipal deverá colaborar com os órgãos de segurança pública em ações conjuntas. Mediante convênio com órgãos de trânsito estadual ou municipal, poderá também fiscalizar o trânsito e expedir multas.

Outra competência é a de encaminhar ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime. A Guarda Municipal poderá também auxiliar na segurança de grandes eventos e atuar na proteção de autoridades. Ações preventivas na segurança escolar também poderão ser exercidas por essa corporação.

Os senadores também aprovaram pedido de urgência para análise da proposta em Plenário.
04/06/2014, 11h21 - ATUALIZADO EM 04/06/2014, 11h21
Duração de áudio: 12:40
Ao vivo
00:0000:00