CCJ aprova projeto que torna oficial o Hino à Negritude — Rádio Senado

CCJ aprova projeto que torna oficial o Hino à Negritude

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO APROVOU PROJETO QUE TORNA OFICIAL O HINO À NEGRITUDE. 

LOC: A PROPOSTA VAI AGORA SER ANALISADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA, E SE FOR APROVADA SEGUE DIRETO PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Hino à Negritude Refrão) Sob o céu cor de anil das Américas Hoje se ergue um soberbo perfil É uma imagem de luz Que em verdade traduz A história do negro no Brasil. 

(Repórter) O Hino à Negritude, de autoria do professor Eduardo de Oliveira, deve se tornar oficial em todo o Brasil. O autor começou a compor a canção em 1940, inicialmente com o título Hino 13 de maio, uma referência à data da assinatura da Lei Áurea, que acabou com a escravidão no Brasil. Já houve três tentativas de oficializar o Hino à Negritude por meio de lei, em 1966, 93 e 97, mas nenhum dos projetos caminhou no Congresso. A proposta em debate agora foi apresentada em 2007 pelo deputado Vicentinho, do PT de São Paulo, e já foi aprovada pela Câmara dos Deputados. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, lembrou que o autor do hino morreu em 2012, aos 85 anos. E disse que a aprovação, além de consolidar mais uma ação de luta contra o preconceito racial, é uma homenagem a Eduardo de Oliveira. 

(Paulo Paim) É simbólico. O projeto faz uma homenagem, na verdade, ao professor Eduardo de Oliveira, já falecido, de São Paulo, um grande líder do movimento negro, que escreveu um hino. E esse hino foi aprovado na Câmara, é um hino chamado Hino da Negritude. 

(Repórter) Além das especificações do seu uso, várias entidades e secretarias envolvidas com a população negra vêm desenvolvendo projetos que facilitem o acesso e a divulgação do hino em bibliotecas, escolas e casas de cultura. 

(Hino à Negritude Refrão) Ergue a tocha no alto da glória Quem, herói, nos combates, se fez Pois que as páginas da História São galardões aos negros de altivez.
19/12/2013, 06h06 - ATUALIZADO EM 19/12/2013, 06h06
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00