Senado pode aprovar piso nacional para profissionais da saúde pública — Rádio Senado

Senado pode aprovar piso nacional para profissionais da saúde pública

LOC: COMO ACONTECEU COM OS PROFESSORES, O SENADO TAMBÉM PODERÁ APROVAR UM PISO NACIONAL PARA TODOS OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA. 

LOC: A PROPOSTA FOI APRESENTADA PELO SENADOR GIM, DO PTB DO DISTRITO FEDERAL, COMO EXPLICA O REPÓRTER SERGIO VIEIRA. 

TÉC: O Piso Salarial Nacional para os professores da educação pública virou lei em 2008, após ter sido aprovado pelo Congresso e sancionado pelo então presidente Lula. A proposta foi apresentada cinco anos antes pelo senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal. Hoje o valor deste piso é de 1.567 reais. Uma proposta semelhante, voltada para os profissionais que atuam na área pública do Sistema Único de Saúde, foi apresentada pelo senador Gim, do PTB do Distrito Federal. O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça, e Gim argumenta que a aprovação da medida será positiva para os servidores e para o Sistema como um todo. 

(GIM ARGELLO): Eu acredito que foi um acerto este Projeto. Por quê? Porque nós vamos dar tranqüilidade para aqueles servidores que trabalham no Sistema Único de Saúde, o SUS. Você ter tranqüilidade que você vai ser remunerado pelo menos com o Piso Básico. Eu acho muito importante porque o brasileiro, a nossa nação está envelhecendo. Então nós precisamos cuidar da nossa Saúde, agora você tem que ter profissionais que tenham motivação pra fazer isto. Isto já é quase um sacerdócio. 

(REP): O senador acredita que a proposta tem conquistado o apoio dos colegas com os quais ele já negociou. 

(GIM ARGELLO): Os senadores que eu já falei, os deputados federais que eu já falei, só tenho que agradecer porque todos eles estão amplamente favoráveis a gente fazer um Piso Nacional pra área da Saúde. 

(REPÓRTER): Se aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, a proposta ainda precisa passar pelo Plenário antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
17/05/2013, 01h07 - ATUALIZADO EM 17/05/2013, 01h07
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00