Projeto obriga partidos a divulgar na internet recursos recebidos — Rádio Senado

Projeto obriga partidos a divulgar na internet recursos recebidos

LOC: ESTÁ NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA O PROJETO QUE OBRIGA PARTIDOS POLÍTICOS A DIVULGAR PELA INTERNET RECURSOS RECEBIDOS PARA FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS. 

LOC: A PROPOSTA É DO SENADOR EDUARDO SUPLICY, DO PT DE SÃO PAULO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:  

TÉC.: A divulgação dos recursos recebidos para financiar campanhas deverá ser feita em um sítio criado pela Justiça Eleitoral. Pelo projeto do senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, os partidos políticos, as coligações e os candidatos serão obrigados a tornar público todos os dias, durante a campanha eleitoral, relatório com os dados sobre os valores recebidos, os nomes dos doadores e os gastos. Suplicy lembrou que hoje a rede mundial de computadores permite ao cidadão acompanhar os atos dos administradores públicos, mas ressaltou que é preciso estender essa vigilância ao processo eleitoral. 

(Suplicy): O conhecimento dessas informações propiciará ao eleitor avaliar a compatibilidade dos recursos financeiros que recebem os candidatos e os gastos que realizam durante a campanha eleitoral com o objetivo de divulgar e promover a sua candidatura. Desse modo, pode o cidadão ter os esclarecimentos quanto ao comportamento de cada candidato em termos de compromisso com a verdade e a dimensão da influência do poder econômico em sua candidatura. 

(Repórter): A proposta de Suplicy que modifica a Lei Eleitoral aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
24/01/2013, 11h47 - ATUALIZADO EM 24/01/2013, 11h47
Duração de áudio: 01:11
Ao vivo
00:0000:00