Ministro Pepe Vargas defende fortalecimento de cooperativas agrícolas — Rádio Senado

Ministro Pepe Vargas defende fortalecimento de cooperativas agrícolas

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DO SENADO DEBATEU NESTA QUINTA-FEIRA O APERFEIÇOAMENTO DAS COOPERATIVAS AGRÍCOLAS.  

LOC: A COMISSÃO ANALISA DOIS PROJETOS DE LEI QUE TRATAM DA LEI GERAL DO COOPERATIVISMO E DA DEFINIÇÃO DO ATO COOPERATIVO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

TÉC: Uma das divergências entre o projeto do senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, e o do ex-senador Osmar Dias é sobre a definição do ato cooperativo. Enquanto o primeiro fala apenas da relação entre a entidade e o cooperado, o segundo amplia o ato cooperativo a todos os negócios auxiliares que permitem o funcionamento de uma sociedade. Independentemente do texto que venha a ser adotado pelo Senado, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, defendeu o fortalecimento do cooperativismo, principalmente entre os agricultores mais pobres. 

(PEPE VARGAS): nós precisamos de uma legislação que trata da questão das cooperativas, que em última instância facilite a criação de uma cooperativa. A organização associativa dos mais pobres é extremamente importante para o seu desenvolvimento. Nossa legislação hoje ela é uma legislação que dificulta a criação de uma pequena cooperativa desse segmento mais desvalido, digamos assim, encarece a criação e, portanto, ela é desestimuladora. 

(REPÓRTER): Outro ponto divergente entre os projetos é sobre a representatividade das cooperativas. A proposta do ex-senador Osmar Dias determina a ligação obrigatória das entidades com a Organização das Cooperativas Brasileiras, OCB, e com as Organizações das Cooperativas Estaduais, OCEs; a idéia do senador Eduardo Suplicy é deixar as cooperativas livres para se organizarem da forma que julgarem melhor. O senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, acredita que o incentivo às cooperativas é fundamental para evitar um inchaço ainda maior das cidades. 

(SÉRGIO SOUZA): se não fosse as cooperativas os agricultores não teriam como se manter nas propriedades, principalmente nas pequenas propriedades porque você adquiri mais barato, há um autofinanciamento pelas cooperativas. Hoje as cooperativas estão muito preparadas para isso., fazendo equivalência em produto volta para o cooperado, 

(REPÓRTER): Os dois projetos que incentivam e fortalecem as cooperativas são relatados pelo senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul. Além da Comissão de Agricultura, as propostas vão passar pelas Comissões de Assuntos Econômicos e de Constituição e Justiça.
24/05/2012, 01h22 - ATUALIZADO EM 24/05/2012, 01h22
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00