Senador acredita que plebiscito será a favor da divisão do Piauí — Rádio Senado

Senador acredita que plebiscito será a favor da divisão do Piauí

LOC: O AUTOR DO PROJETO QUE TENTA DIVIDIR O PIAUÍ EM DOIS ESTADOS ACREDITA QUE A SITUAÇÃO É BEM DIFERENTE DA DO PARÁ, E CONTINUA OTIMISTA QUANTO À CRIAÇÃO DA GURGUEIA.
 
LOC: UM DIA DEPOIS DOS ELEITORES PARAENSES TEREM REJEITADO A DIVISÃO DO ESTADO, O SENADOR JOÃO VICENTE CLAUDINO CONVERSOU COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:
 
(REPÓRTER) O resultado do plebiscito no Pará, que derrubou a proposta de divisão daquele território em três estados, não desanimou o senador João Vicente Claudino, do PTB do Piauí. Ele é autor do projeto de decreto legislativo que convoca plebiscito sobre a divisão do Piauí para criar o estado da Gurgueia. O projeto de João Vicente Claudino está pronto para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. De acordo com o texto em análise, o estado da Gurgueia seria formado por 62 por cento do território do Piauí e já começaria com uma população de pouco mais de 700 mil habitantes. Apesar da decisão dos paraenses contra a divisão do estado, João Vicente Claudino se mantém otimista, porque, segundo ele, são realidades bem diferentes. O senador diz que o povo paraense não quis abrir mão da riqueza que ficaria com os dois novos estados, enquanto na parte sul do Piauí, onde ele quer ver instalado o estado da Gurgueia, o quadro é de total abandono.
 
(JOÃO VICENTE CLAUDINO) É justamente uma região que deseja essa emancipação por falta de investimento público, para que ela possa desenvolver uma grande área do estado e essa região contribuir não só para o estado da Gurgueia, mas também para a região que fica no estado do Piauí. Então, são realidades diferentes.
 
(REPÓRTER) Além do Piauí, outros seis estados brasileiros podem ter plebiscitos sobre divisão territorial, dependendo do desfecho de projetos em análise no Congresso. Há propostas para divisão da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e também do Amazonas.
12/12/2011, 06h18 - ATUALIZADO EM 12/12/2011, 06h18
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00