Ministros poderão debater legalização de carros de origem suspeita na Bolívia — Rádio Senado

Ministros poderão debater legalização de carros de origem suspeita na Bolívia

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA PODERÁ OUVIR OS MINISTROS DA JUSTIÇA E DAS RELAÇÕES EXTERIORES SOBRE UMA MEDIDA POLÊMICA ADOTADA PELA BOLÍVIA: A LEGALIZAÇÃO DOS VEÍCULOS DE ORIGEM DESCONHECIDA EM CIRCULAÇÃO NAQUELE PAÍS. 

LOC: O SENADOR PEDRO TAQUES, DO PDT DE MATO GROSSO, APRESENTOU REQUERIMENTO PARA QUE OS MINISTROS JOSÉ EDUARDO CARDOSO E ANTONIO PATRIOTA DISCUTAM O QUE PODERIA SER FEITO CONTRA ESSA DECISÃO DO GOVERNO BOLIVIANO. AS INFORMAÇÕES COM A REPORTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O pedido para que os ministros da Justiça, José Eduardo Cardoso e das Relações Exteriores, Antônio Patriota, sejam convidados à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, foi motivado pela Lei Boliviana de Regulação e Saneamento, que entrou em vigor no dia 8 deste mês. A legalização de todos os carros de origem duvidosa que circulam no país incluiria carros roubados no Brasil, como explicou o autor do requerimento, Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso. Para o senador, mesmo respeitando a soberania da Bolívia, o Brasil precisa se posicionar pois o assunto afeta os brasileiros. (PEDRO TAQUES) Sabemos que não podemos fazer qualquer influencia no decreto do presidente da Bolívia, mas nós como vivemos num estado constitucional cooperativo, podemos fazer gestões para que isso se modifique. Medida esta que alcança os carros roubados no Brasil e que são utilizados como moedas de troca no trafico de entorpecentes e armas naquele país. (REP) O senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, protestou contra a decisão do governo de Evo Morales. (DEMÓSTENES) Porque além do ato que constrange o direito internacional, temos que lembrar que muitos desses automóveis deixam para traz pessoas mortas, portadores de necessidades especiais para o resto da vida. Então é uma indecência, uma imoralidade, o estado brasileiro tem que reagir. A argumentação do presidente da Bolívia de que todo boliviano deve ter um carro, eu concordo, agora não às custas de assaltos praticados no território brasileiro. (REP) O pedido para a audiência vai ser votado na próxima reunião da CCJ, quarta-feira que vem.
15/06/2011, 01h47 - ATUALIZADO EM 15/06/2011, 01h47
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00